Na hora de planejar a decoração de um banheiro pequeno, que requer mais estratégia na elaboração do cômodo, uma boa dica é buscar inspirações de projetos similares. Para ajudar quem pretende aproveitar o novo ano que está por vir para repaginar o ambiente, a Ideia Glass, marca especialista em kits de ferragens para box de banho e portas de vidro divisórias de ambientes, reuniu seis banheiros projetados por arquitetos parceiros da marca, que possuem pouca metragem, mas que tiveram resultados modernos e funcionais.
1 – BANHEIRO COM DECORAÇÃO LEVE E ELEGANTE
A arquiteta Isabella Machado conseguiu dar ao banheiro com metragem de apenas 4m² um visual sofisticado e minimalista. A profissional seguiu o estilo clean para compor todo o cômodo, fazendo uso de cores neutras, como o branco e bege, ferragens na tonalidade do cromado e paredes lisas. Além disso, inseriu bastante espelhos no ambiente, o que proporcionou a sensação de amplitude ao local.
Para deixar o ambiente mais moderno, a arquiteta apostou em itens de design diferentes que dão um “up” no visual. E para aproveitar cada canto do espaço, Isabella investiu em prateleiras em diversas alturas, além de armários, que tornaram o banheiro prático, funcional e aconchegante.
2 – BANHEIRO CLEAN
Os banheiros do projeto da arquiteta Rafaella Nogueira, apesar de possuírem pouco espaço – 3,20m² cada um -, ganharam uma decoração que proporcionou aconchego ao local.
A profissional apostou na cor branca em todo o espaço, seguindo com a tonalidade também na marcenaria e cuba, além de ferragens em cromado, que proporcionaram um visual clean e elegante. Nos dois cômodos, foram colocados revestimento em 3D na parede da área de banho – em branco no banheiro de hóspede e em marrom no banheiro de visitas, trazendo charme para os espaços. Para driblar a falta de espaço, Rafaella apostou em grandes espelhos e um bom jogo de luz, que ajudam a dar uma sensação de amplitude.
Para ambos os cômodos, a arquiteta tinha o desafio de entregar uma decoração com estilo moderno e atemporal, mas que trouxesse um toque de personalidade de cada um dos moradores. Para isso, a profissional utilizou cimento queimado nas paredes, mesmo design nas pias e torneiras, no metalon nas prateleiras e nos espelhos arredondados, que são pontos de destaques dos banheiros. O diferencial ficou por conta das cores e acabamentos.
O banheiro feminino ganhou a tonalidade Rose nas ferragens, metais e marcenaria. Além disso, para criar um ar mais romântico e delicado ao ambiente, a arquiteta apostou nos detalhes para dar o diferencial e utilizou portas com molduras e puxadores em estilo escandinavo. Já para o banheiro masculino, que possui inspiração nas ruas do estado de Nova York, dos Estados Unidos, Milena optou por serralheria, bastante utilização da cor cinza, até mesmo na pedra da pia, marcenaria com ripado e o Chevron no revestimento do armário, que deram textura e movimento ao ambiente.
Ao escolher o box de banho, a arquiteta optou pelo Kit Box Elegance, para seguir com a decoração moderna e sofisticada em ambos os ambientes. Porém com cores de ferragens ideais para cada um dos estilos: Rose para o banheiro com proposta delicada e suave; e o preto para o ambiente com proposta mais forte e contemporânea.
4 – BANHEIROS COM DETALHES EM AZUL E VERDE
Para planejar a decoração de dois banheiros que possuem pouca metragem – 1.40×2.50m – , e seriam utilizados por adolescentes, a arquiteta Samira Jarouche, utilizou um estilo mais jovem e moderno em ambos os ambientes e contou com a ajuda de itens práticos e funcionais para que fosse possível aproveitar ao máximo os espaços.
No segundo banheiro a arquiteta seguiu com a mesma proposta de decoração, alternando apenas alguns detalhes para conseguir um visual único e personalizado. Para isso, Samira optou por colocar detalhes em azul no armário inferior a pia e um revestimento com formas geométricas da mesma tonalidade na área de banho. O local também ganhou cores neutras nas paredes, chão e marcenarias, onde foram utilizados nichos aparentes com itens decorativos, como no outro ambiente, que garantiu o ar jovial desejado para o espaço.
Com pouca metragem em ambos os banheiros, a escolha do box de banho foi crucial para a conquista de uma área de banho funcional e confortável. A arquiteta optou pelo Box Flex, da Ideia Glass, que possui portas com sistema flexível de abertura, garantindo a otimização do espaço, circulação e movimento necessário dentro do local. Além disso, o kit de box não possui trilhos e muitos detalhes, o que proporciona um visual mais clean ao ambiente.
O Box Flex permite, também, a escolha de dobradiças e ferragens em diversas cores de acabamento, como branco, dourado, preto, cromado e rose gold.