Cidades

Defesa Civil alerta para chuvas fortes e contínuas com chance de rajadas de vento na região de Campinas

A Defesa Civil de Campinas (SP) divulgou um alerta para chuvas fortes e contínuas nesta sexta-feira (11) e no fim de semana na região. A causa é uma frente fria, que pode gerar rajadas de vento, raios e granizo, segundo boletim divulgado pelo órgão. O volume esperado é de 40mm a 80mm.

“A partir desse quadro, a recomendação é para que especialmente as áreas mais vulneráveis recebam atenção redobrada, pois há riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos fortes”, informou a Defesa Civil.

O aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgado nesta sexta aponta tempestade com risco de ventos intensos, de 60 km/h a 100 km/h.

Orientações para a população, segundo o Inmet:

 

  • não se abrigar debaixo de árvores, por causa do risco de queda e descargas elétricas.
  • não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
  • se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

 

Moradores que verificarem risco e tiverem emergências podem acionar o órgão pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Alertas sobre as chuvas também são enviados por celular, basta baixar o aplicativo “Alerta SP”.

 

Temperatura mais baixa

 

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), chuvas já foram registradas na madrugada desta sexta e durante a manhã, por conta de nuvens de tempestade que vieram do oeste do estado de São Paulo.

Diferentemente do que ocorreu nos últimos dias, as temperaturas não devem passar do 30ºC e as mínimas no fim de semana ficam em torno de 21ºC. Os temporais são esperados para o fim da tarde.

“No final de semana, há potencial para temporais, mas os maiores motivos de atenção são com relação ao volume e intensidade das chuvas, que podem acarretar alagamentos, enxurradas e outros riscos”, reforçou o Cepagri.

A previsão é que essa instabilidade no tempo dure até meados da próxima semana.

Por g1 Campinas e Região

Foto: Reprodução/EPTV