Polícia

Defesa Civil combateu 78 incêndios e tirou 25 árvores derrubadas por tempestades

A Defesa Civil do município é acionada por meio do 153 da Guarda Civil e atua diante de situações de desastres naturais. O setor apoia a população em ações emergenciais e para isso conta com apoio de um Plano de Chamada. A Secretaria de Segurança Municipal apresentou um balanço esta semana, incluindo a Defesa Civil.

Em 2017 foram feitos 78 combates a incêndios florestais, juntamente com o corpo de bombeiros e 25 retiradas de árvores das vias públicas depois das tempestades. Também foram feitas Capturas e reinserção de animais ao habitat natural, sendo (três ouriços, dois calangos e um filhote de Sarue que foi levado a ONG mata ciliar).

A Defesa Civil também realiza palestras em escolas, instituições e empresas, principalmente para conscientizar contra o uso do cerol e da linha chilena, além de cuidados com tempos secos e de enchentes. Este ano foram sete Palestras de capacitação em combate a incêndio florestal (sendo um no município de Itu); quatro campanhas contra Cerol e várias operações para coibir o uso. A Defesa Civil fez 10 vistorias em residências.

As principais ações foram: Operação Verão; Operação Estiagem e Meteorologia Unesp. Além da inserção diária do Boletim e índices de umidade, velocidade do vento, pluviometria e U.V. e alertas meteorológicos quando necessário.

O Coade (Centro de Operações, Atendimento e Despacho), localizado no COI (Centro de Operações e Inteligência), recepciona todas as ligações da população e providencia o despacho para as viaturas, que atendem as ocorrências. Os operadores possuem treinamento especial e estão aptos para o pronto atendimento e primeiras orientações. O contato com a Guarda Civil pode ser feito por meio do telefone 153. A Guarda Civil atendeu em até novembro de 2017 pelo telefone 95.558 chamados.

Todas as informações e imagens processadas pelos sistemas de monitoramento urbano e veicular do município são analisadas diariamente pelo Setor de Inteligência. A equipe promove os primeiros levantamentos e encaminha relatórios para o setor de investigação da Polícia Civil. Em 2017 o COI recebeu a visita de 61 cidades, para conhecer a tecnologia empregada na Segurança de Indaiatuba.

As aulas com Proerd/Viver abrangendo 5°s anos da rede municipal e particular de ensino e 7°s anos da rede Estadual e particular de ensino foram elaboradas para 3.100 crianças, jovens e adolescentes.

A Secretaria de Segurança Pública também ofereceu durante o ano cursos de qualificação na área de segurança para os funcionários que somaram 2.455 horas em 31 cursos.

foto: divulgação