A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para ocorrências de chuvas acima da média em pontos diversos do Estado. O alerta é válido até sexta-feira (20).
O índice pluviométrico previsto para as regiões do Litoral Norte, Rio Preto, Araçatuba, Barretos e Franca é de 95 milímetros. Em outras áreas do Estado, a previsão é de chuvas entre 100 e 145 milímetros. As chuvas mais densas podem ocorrer na Região Metropolitana de São Paulo, Registro, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Presidente Prudente, Marília e Araraquara.
A Defesa Civil lembra que em razão das chuvas mais intensas, o solo ficará úmido por mais tempo, o que eleva a chance de deslizamentos em áreas de riscos. Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199. O órgão também emite alertas por SMS. Para isso, cadastre seu CEP no número 40199 e receba os avisos referentes a sua região.
O QUE FAZER EM CASO DE:
Falta de energia
Tempestades são marcadas por ventos fortes e intensa precipitação. São características do verão, podendo vir acompanhadas de trovoadas e raios, que são uma das principais causas de lesões e morte devido a riscos relacionados ao clima.
Os raios são mais comuns no verão, mas podem ocorrer no inverno e, ao contrário do que muitos pensam, podem cair duas ou mais vezes no mesmo lugar, normalmente atingindo o objeto mais alto de um determinado local.
Já as chuvas de granizo acontecem devido à queda brusca de temperatura, responsável pela formação de pedras de gelo no interior das nuvens.
O que fazer antes
- Conheça o risco da sua região para tempestades. Na maioria dos lugares, elas podem ocorrer durante todo o ano e a qualquer hora;
- Conclua construções mal-acabadas;
- Evite cobrir edificações com telhas de zinco, pois são danificadas mais facilmente pelas chuvas;
- Faça manutenção no madeiramento do telhado, para não ocorrer destelhamento em razão de chuvas;
- Considere comprar para-raios ou um sistema contra raios para proteger sua casa, eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos;
- Preste atenção aos boletins meteorológicos e avisos de tempestades. Esteja pronto para alterar seus planos e, se necessário, estar perto de abrigo;
- Ao ser noticiado sobre chuva de granizo, deixe o veículo em local coberto, para evitar danos na lataria e nos vidros;
- Durante esses eventos, podem ocorrer congestionamentos no trânsito, alagamentos, quedas de árvores, interrupção na rede elétrica, destelhamentos e danos às plantações.
O que fazer durante
- Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;
- Ao notar rachaduras e trincas no telhado, saia imediatamente;
- Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas;
- Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica;
- Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente;
- Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água;
- Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame etc.;
- Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas;
- Evite dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
- Quando dirigindo sob chuva, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.
O que fazer depois
- No caso de destelhamento, verifique a estrutura do madeiramento antes de entrar na edificação e observe se existem rachaduras e trincas no telhado;
- Não realize manutenção no telhado enquanto há granizo, evitando acidentes;
- Mantenha-se abrigado até obter informações de que o caminho está seguro;
- Não transite por vias cobertas por água e/ou granizo;
- Preste atenção a árvores e cabos elétricos caídos.
QUEDA DE ENERGIA
Quedas de energia ocorrem quando a energia elétrica é interrompida inesperadamente. Esses eventos, quando prolongados, podem afetar toda a comunidade e a economia.
Fique alerta
- Quedas de energia podem interromper a comunicação, a distribuição de água e o funcionamento do transporte público.
O que fazer antes
- Organize baterias, lanternas e outras alternativas para atender às suas necessidades quando a energia acabar;
- Verifique se o telefone residencial funcionará com falta de energia e quanto tempo durará a bateria;
- Tenha planos alternativos para refrigerar medicamentos ou usar dispositivos médicos dependentes de energia;
- Revise os suprimentos disponíveis, como água e alimentos não perecíveis, para o caso de permanecerem muitos dias sem energia.
O que fazer durante
- Desconecte aparelhos e equipamentos eletrônicos da tomada. A energia pode retornar com “picos” momentâneos que podem causar danos a eles;
- Mantenha congeladores e geladeiras fechados, para preservar a temperatura interna.
O que fazer depois
- Jogue fora qualquer alimento refrigerado que tenha sido exposto à temperatura ambiente ou descongelado e aqueles que apresentarem odor, cor ou textura incomuns.