Nesta quinta-feira, dia 28, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) realiza a inauguração do atendimento 24 horas da Segunda Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas (SP). O secretário executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, participa do evento a partir de meio-dia.
No final do mês passado, a SSP inaugurou a DDM 24 horas em Sorocaba (SP), a segunda no Estado a funcionar 24 horas. “Incentivaremos muito que mulheres possam fazer concurso e se apresentem para serem delegadas, escrivãs e investigadoras. É uma honra para a Polícia Civil de São Paulo incorporar a figura feminina nos seus quadros”, disse o governador João Doria (PSDB), que vetou o projeto de lei que fazia a mudança de 24 horas de todas as delegacias imediatamente, alegando que isso acontecerá gradativamente.
Além da DDM de Sorocaba, a ampliação do atendimento ininterrupto em unidades da região de Santos e da zona norte da capital paulista também está prevista para o próximo mês. A escolha das unidades é feita a partir de estudos e planejamento estratégico.
São Paulo conta com 133 DDMs (nove na capital, 16 na Grande São Paulo e 108 no interior). A 1ª DDM da capital passou a funcionar 24 horas desde 2016. As demais unidades prestam atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Além disso, todas as delegacias do Estado seguem o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece um padrão para melhor acolher casos de violência contra a mulher. Todos os policiais são capacitados, uma vez que os cursos de formação contemplam disciplinas direcionadas ao tema.
foto: divulgação