CidadesIndaiatubasaúde

Departamento de Odontologia realiza mais de 39 mil atendimentos no primeiro trimestre de 2025

Programa Boquinha Encantada realizou 300 atividades de educação em saúde bucal, que reuniu mais de 9.900 participantes

Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde realizou mais de 39 mil atendimentos no primeiro trimestre deste ano. O trabalho de promoção da saúde bucal no município é contínuo com uma atenção especial para os programas preventivos desenvolvidos nas unidades escolares municipais como o programa Boquinha Encantada, que até 10 de abril, realizou 300 atividades de educação em saúde bucal, que reuniu mais de 9.900 participantes.

Na Atenção Básica foram realizados 13.481 atendimentos odontológicos e na Atenção Especializada foram mais 24.347, além dos atendimentos de urgência que acolheram 889 pessoas. Neste mesmo período foram entregues 570 peças de próteses odontológicas.

Além dos atendimentos, até 10 de abril, o programa Boquinha Encantada realizou 300 atividades de educação em saúde bucal, que reuniu mais de 9.900 participantes.

Programa Boquinha Encantada

O programa Boquinha Encantada é realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, com o objetivo de classificar o risco da doença cárie nos alunos da Rede Municipal de Educação Básica (Infantil, Fundamental e Creches). Os profissionais realizam visitas periódicas nas unidades escolares, onde são trabalhadas ações educativas e de conscientização no que diz respeito à saúde bucal e hábitos saudáveis. Com a avaliação contínua dos alunos é possível identificar qualquer problema precocemente e assim encaminhar a criança para um eventual tratamento curativo, quando houver necessidade.

Tchau, Tchau Chupeta

A iniciativa nasceu dentro do Projeto Boquinha Encantada e tem como objetivo promover o momento de dizer adeus à chupeta de forma lúdica, leve e divertida. Por se tratar de um processo que nem sempre é fácil e o uso prolongado da chupeta pode prejudicar a mordida, a fala e até mesmo a função respiratória da criança, a proposta visa fortalecer o vínculo de um trabalho conjunto entre a escola e as famílias. Atividades lúdicas de conscientização para a remoção espontânea dos hábitos de sucção são primordiais para prevenir ou minimizar possíveis consequências.

Tratamento Restaurados Atraumático

O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) é um conceito de odontologia minimamente invasiva utilizada como forma de controle da cárie. A implementação do projeto nas escolas, realizado através de ações com a Unidade Móvel Odontológica, fortalece o Programa de Saúde na Escola e aumenta o acesso aos serviços de saúde, já que o deslocamento à unidade de saúde pode não ser possível.

Com informações: Assessoria-PMI

Foto:Divulgação