IndaiatubaPolítica

Deputado que arrancou placa de Consciência Negra teve mil votos em Indaiatuba

O deputado Coronel Tadeu (PSL), que quebrou um cartaz de uma exposição sobre Consciência Negra na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), esteve em Indaiatuba (SP) neste ano e teve, nas eleições do ano passado, 1.121 votos na cidade. O cartaz trazia imagem de um policial se afastando depois de atirar em um jovem negro algemado. Coronel Tadeu alegou que retirou o cartaz porque, segundo, era ofensivo aos policiais.

“Arrependido? Eu acabei de defender 600 mil policiais militares que estavam sendo acusados, por meio de uma imagem, de executores, assassinos, homicidas. Não tô arrependido não. A exposição é maravilhosa, só manchou a exposição o cartaz que denegria a corporação ou as corporações, ou quase mais de meio de milhão de profissionais de segurança que protegem a sociedade”, disse.

“eu espero que eles não coloquem novamente esse cartaz lá. Senão eu vou ter que tirar. Isso é um atentado. Uma instituição que cede espaço para atacar outra instituição? Não pode. Vou falar com o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) para que não permita isso”, completou

Charge retirada pelo deputado. crédito: Latuf

Mas o presidente da Câmara também se manifestou sobre o caso dizendo que o cartaz da polêmica “pode inclusive ser injusto com parte da polícia, mas poderíamos ter resolvido isso de outra forma, com diálogo. Espero que um ato como esse não se repita”, disse. “Hoje não é um dia que marca de forma positiva a nossa casa, muito pelo contrário.”

Deputados da oposição pediram que a Procuradoria-Geral da República apure se o deputado cometeu o crime de racismo. A representação foi protocolada na PGR na terça-feira (19). O documento é assinado por 14 deputados, de quatro partidos: Ivan Valente, Talíria Petrone, Áurea Carolina, David Miranda, Fernanda Melchiona, Sâmia Bomfim, Luiza Erundina, Marcelo Freixo, Glauber Braga, e Edmilson Rodrigues, do PSOL; Orlando da Silva e Jandira Feghali, do PCdoB; Benedita da Silva, do PT; e Ubirajara do Pindaré, do PSB.

Coronel Tadeu em Indaiatuba em junho. foto: Hugo Antoneli Junior

foto: Reprodução