
Muito mais do que um símbolo japonês que representa paz e longevidade, o ginkgo biloba é uma árvore natural da Ásia considerada uma das mais velhas do mundo, um ‘fóssil vivo’ da botânica.
Apesar da fama de ancião, o ginkgo é ainda mais conhecido pelas propriedades medicinais.
“Ginkgo biloba L. é uma espécie muito antiga no planeta: surgiu há cerca de 190 milhões de anos na China e seu uso medicinal é secular, chegando a ser um dos fitoterápicos mais vendidos na Europa. Na fitoterapia chinesa as sementes eram utilizadas para questões respiratórias e urinárias, como chiado no peito e incontinência. No ocidente o extrato das folhas é tradicionalmente indicado para melhorar da circulação sanguínea e como anti-inflamatório e antialergênico”, explica a bióloga e terapeuta integrativa Thais Roque.
A planta pode ser consumida via oral em forma de tintura, pó ou comprimidos, feitos a partir das folhas. “Não é recomendada para gestantes, lactantes, pessoas com menos de 18 anos ou que sejam sensíveis as substâncias ativas”, explica Thais, que reforça outras contraindicações.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/W/B/dlV8HyT3GymMMwjLgcbw/planta-durante-outono.jpg)
Folha de Ginkgo biloba durante ob outono fica amarela — Foto: Foto: Pixabay
Por promover a dilatação dos vasos sanguíneos e aumento da circulação é contraindicada:
1) Para pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes e antiplaquetários;
2) Concomitante ao consumo de produtos que contenham efavirenz ou derivados da cumarina;
3) Em período próximo a cirurgias, por pacientes epilépticos ou que tenham tendência de sangramento patologicamente aumentado.
“Nesses casos é recomendado o uso sob supervisão profissional. Ainda: pode ser tóxica em doses elevadas e causar efeitos adversos como hemorragias, dor de cabeça, tontura, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos, reações alérgicas na pele e de hipersensibilidade no sistema imune”.
A bióloga destaca a importância de usar essa e outras plantas medicinais com supervisão e orientação de especialistas.