Detentos do CDP de Americana realizam uma tentativa de rebelião – Comando Notícia
americanaPolícia

Detentos do CDP de Americana realizam uma tentativa de rebelião

Cdp americana

com informações do G1 Campinas

Detentos do Centro de Detenção Provisória em Americana (SP) queimaram colchões, roupas e danificaram grades das celas durante uma tentativa de rebelião, na tarde de quarta-feira (13), em protesto contra a superlotação, de acordo com o sindicato dos agentes de escolta e vigilância penitenciária em São Paulo (Sindespe). Não há informações de feridos.

A entidade informou que um grupo de intervenção foi até o local e a manifestação já foi contida. Durante o ato, funcionários do CDP também teriam sido ofendidos e ameaçados pelos detentos. “Há muitos presos e eles querem ser transferidos. Esse é o motivo da anormalidade”, afirma o diretor-presidente do sindicato, Antonio Pereira Ramos, que deixou São Paulo e irá ao local.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o espaço tem 1,3 mil pessoas no espaço com capacidade para 640 vagas, e está entre as seis unidades da região de Campinas (SP) que registram este tipo de problema. Em fevereiro, a Defensoria Pública de São Paulo conseguiu uma liminar judicial que determina a transferência de presos para reduzir a superlotação.

A SAP ainda não se manifestou sobre a tentativa de rebelião. A Polícia Militar informou que não foi acionada, mas a movimentação no entorno é tranquila e dois carros da corporação estavam no local para apoiar os trabalhos de transporte de presos até o Fórum para audiências. A Guarda também negou ter recebido informações da ocorrência.

Sobre a decisão favorável obtida pela Defensoria, a secretaria informou à época que ela deve ser analisada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que medidas necessárias sejam tomadas. “A pasta possui até 60 dias para dar cumprimento a decisão, sendo possível ainda apresentar recursos cabíveis contra o parecer”, informa trecho da nota.

foto: divulgação