Cidades

Devotos celebram Padroeira do Brasil na Basílica de Aparecida, SP

Devotos de Nossa Senhora Aparecida celebram nesta segunda-feira, 12 de outubro, o Dia da Padroeira do Brasil. Mesmo sem missas presenciais por causa da pandemia de coronavírus, a Basílica de Aparecida (SP) deve receber milhares de romeiros.

Neste ano, o maior templo mariano do mundo, que costuma atrair milhares de fiéis no 12 de outubro, alterou a programação em prevenção à Covid-19. A principal mudança é que os fiéis não poderão acompanhar as missas presencialmente.

As celebrações serão transmitidas pela internet. A principal missa do dia acontece às 9h e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Também estão previstas missas às 7h, 12h e 18h.

Devotos celebram Padroeira do Brasil na Basílica de Aparecida, SP — Foto: Eduardo Marcondes/TV Vanguarda

Mesmo sem poder participar das missas, milhares de romeiros devem visitar o Santuário Nacional no 12 de outubro. Na véspera, o templo ficou bastante movimentado com a chegada dos romeiros.

A Basílica irá permitir visitas a espaços que costumam atrair muitos devotos, como a passagem pela Imagem da Santa no nicho, Capela das Velas e Sala das Promessas. Os locais terão controle de fluxo e higienização constante.

A passagem para ver a Imagem da Santa no nicho, por exemplo, terá restrição de cerca de 50 pessoas por vez. O devoto também poderá ficar apenas cerca de três minutos no local.

Santuário Nacional visto da passarela da fé em Aparecida — Foto: Carlos Santos/G1

Lotação

 

A Basílica de Aparecida pode receber seis mil pessoas simultaneamente. Segundo decreto municipal, o templo pode disponibilizar 35% das vagas para veículos, o equivalente a duas mil vagas, em um total de seis mil pessoas no complexo.

Quando atingir a ocupação de duas mil vagas no estacionamento, os portões de entrada serão fechados até que parte desse público saia. Ônibus estão proibidos de entrar no estacionamento.

O Santuário Nacional de Aparecida não divulgou uma expectativa de romeiros para o 12 de outubro neste ano. Em 2019, 162 mil fiéis passaram pelo templo no Dia da Padroeira.

Devotos celebram Padroeira do Brasil na Basílica de Aparecida, SP — Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional

Programação do 12 de outubro

 

Missas

 

  • 7h: Missa das Crianças na Basílica Velha
  • 9h: Missa solene na Basílica de Aparecida
  • 12h: Angelus e missa na Basílica Velha
  • 15h: Consagração solene na Basílica Velha
  • 18h: missa de encerramento no Santuário Nacional

 

Benção na Tribuna Bento XVI

 

  • A partir das 5h, a cada 30 minutos

 

Visita à Imagem da Santa no nicho

 

  • Até as 21h

 

Visita à Igreja

 

  • Das 12h às 17h

Com informações G1 Vale do Paraíba e Região

Foto: Danilo Sardinha/G1

Foto: Carlos Santos/G1

Foto: Eduardo Marcondes/TV Vanguarda

 Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional