CidadesIndaiatuba

Dia D da vacinação contra o sarampo acontece neste sábado em Indaiatuba

A Secretaria de Saúde promove neste sábado (22) o Dia D da intensificação da vacinação contra o sarampo em unidade móvel que estará das 9h às 13h no Boulevard da Cecap. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF) não estarão abertas no sábado, mas também disponibilizam a vacina de segunda a sexta-feira nos horários de atendimento das salas de vacina.

A dose é indicada de forma indiscriminada para pessoas com idades entre 30 e 49 anos, ou seja, todos desta faixa etária devem ser vacinados contra a doença. Já para crianças e adultos com idades entre 6 meses e 29 anos vacina é indicada de forma seletiva e somente deve ser aplicada se houver alguma dose em atraso. Por essa razão é muito importante apresentar a carteira de vacinação em um dos pontos onde estão acontecendo as ações de intensificação para que seja avaliada por um profissional de saúde.

Além do Dia D, o público alvo da ação terá mais duas oportunidades de se imunizar contra o sarampo na ação de intensificação: nesta sexta-feira (21) no Drive Thru que atenderá em frente à Secretaria Municipal de Cultura (Centro de Convenções Aydil Bonechela) das 17h30 às 20h30; e no dia 27 de agosto (quinta-feira) em outro drive thru em frente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no Jardim Morada do Sol, no mesmo horário. A Secretaria de Saúde reforça que em caso de chuva o drive thru será cancelado.

Em Indaiatuba durante a intensificação da vacinação contra o sarampo foram avaliadas 1.411 carteiras de vacinação e imunizadas (até 13 de agosto) 1.538 pessoas entre 30 e 49 anos e 550 doses aplicadas entre o público com menos de 29 anos.

Sarampo

Vacinar a população contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão do vírus no Brasil, que voltou a circular em 2019. Em Indaiatuba foram registrados no ano passado 42 casos, sendo 10 casos em menores de 1 ano e 32 casos da faixa etária de 1 a 50 anos. Este ano foram registrados dois casos, ambos em fevereiro, sendo um em menor de 1 ano e outro em maior de 1 ano.

O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

 

Foto: arquivo/Comando Notícia.