CidadesIndaiatuba

Dia das Crianças: mulher detalha mudanças na vida ao se tornar mãe de gêmeas

Quando Fabiana de Aguiar Martins descobriu que estava grávida foi uma surpresa. “Sei que é uma benção de Deus”, conta. Não foi a única surpresa na vida dela aos 22 anos. Não demorou muito para a benção se multiplicar. Fabiana descobriu que estava grávida de duas crianças, duas meninas, Lorena e Laura de três anos e sete meses. Neste Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, o Comando Notícia conversou com uma mulher que teve a vida mudada por duas de uma vez só.

“A chegada delas foi maravilhosa. Um susto no começo quando descobri que eram duas. Fiquei muito feliz e a minha vida mudou bastante. Tudo muda, né?”, diz. “Estar grávida já é uma dádiva. De duas, então, é perfeito. No começo foi meio difícil por eu ser mãe de primeira viagem, mas com o tempo a gente foi se identificando, tendo uma rotina.”

As meninas estudam na escola Cleonice Lemos Naressi, no Jardim dos Colibris, bairro próximo de onde moram. “Hoje em dia elas são tudo na minha vida. Tudo o que eu puder fazer por elas, faço. São duas meninas rodeadas de pessoas que as amam muito, de mim até o meu namorado”, afirma. E onde quer que cheguem, as gêmeas, claro, são uma atração.

“Param para ver, perguntam se são gêmeas e isso chama a atenção. Até já acostumei”, brinca. “O que eu acho mais bonito nelas é que tudo fazem juntas, muito unidas. Acordam, brincam, vão dormir – e até brigam um pouquinho -, juntas. É a coisa mais linda de se ver. Apesar de ter precisado separar elas de sala na creche por uma recomendação da educação e no começo ter sido difícil, hoje já estão adaptadas, pois elas sabem que estarão juntas nos outros períodos fora da escola.”

Neste Dia das Crianças, a mãe deixa uma mensagem muito importante. “Elas são tudo para a gente. A família inteira é completamente grata por termos elas nas nossas vidas. A chegada delas mudou totalmente as nossas vidas porque elas são maravilhosas”, encerra.

Direitos das crianças

Definida há quase 60 anos, a declaração de direitos da criança pela Unicef são 10. Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade. Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade. Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade. Todas as crianças têm direito a uma nacionalidade. Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais. Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade. Todas as crianças têm direito à educação. Todas as crianças têm direito de não serem violentadas verbalmente ou serem agredidas pela sociedade.

Origem do Dia das Crianças

O Dia das Crianças foi criado no Brasil antes de ser comemorado no restante do mundo. A ideia foi de um político brasileiro (deputado federal Galdino do Valle Filho), em 1920, e oficializada em 5 de novembro de 1924 pelo então presidente Arthur Bernardes. Somente entre 1955 e 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, lançou a Semana do Bebê Robusto (intenção comercial de aumentar a venda de brinquedos nessa semana) é que ela passou a ser comemorada em 12 de outubro (aqui no Brasil).

Em 20 de novembro de 1959, a UNICEF oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança e, a partir de então, essa data (20 de novembro) passou a ser comemorada na maioria dos países do mundo. De acordo com a história e seu significado, alguns países têm outras datas para essa celebração: no Japão, por exemplo, os meninos comemoram no dia 5 de maio (como na China) e as meninas no dia 3 de março, ambos com exposições de bonecos (para os meninos eles lembram samurais).

Em Moçambique, essa celebração ocorre no dia 1º de junho para marcar o dia em que as forças nazistas, em 1943, assassinaram cruelmente muitas crianças pequenas. Na Nova Zelândia, aproveitando esse dia para passar mais tempo com a família e sem fins comerciais, essa lembrança ocorre no primeiro domingo de março.