CidadesIndaiatubaSocial

Dia do Assistente Social reúne profissionais em evento com massagem e palestra

Um café da manhã foi oferecido pela Prefeitura para os profissionais que exercem o serviço social

A Prefeitura de Indaiatuba ofereceu na segunda-feira (15) um café da manhã no Centro de Convenções Aydil Bonachella para os assistentes sociais em homenagem ao Dia do Assistente Social. O evento reuniu os profissionais e contou com massagem, palestra, roda de conversa e uma homenagem do secretário de Assistência Social, Décio Rocha.

15 de maio – Dia do Assistente Social

Segundo o Conselho Federal de Serviço Social, “o assistente social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura”. Assim, as áreas de atuação do profissional de assistência social são variadas, não apenas no setor privado, como também no público. Em destaque, está o trabalho em garantir os direitos de crianças e adolescentes estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Dentre esses direitos, está a educação, a saúde e o bem-estar físico e emocional.

Os assistentes sociais têm seu olhar crítico para as condições de vida da população por meio de documentos, estudos técnicos, dados e informações coletadas em campo. Quando percebem alguma desconformidade ou alguma carência, devem atuar de imediato para sanar dúvidas e orientar a população na busca por seus direitos. Além disso, estão aptos a elaborarem laudos, pareceres e estudos sociais e realizarem análises de dados sociais.

Os assistentes sociais também podem atuar na área da educação, saúde, previdência social, sociojurídica, segurança, habitação, direitos humanos, entre outras.

Desse modo, qualquer projeto elaborado para a sociedade deve ser avaliado e analisado por um assistente social.

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI