CidadesIndaiatuba

Dia do vira-lata: campanha incentiva resgate e adoção de animais

Nesta sexta-feira (31), é celebrado o dia do Vira-lata e a data propõe a conscientização da população sobre a importância de resgatar e adotar os animais. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, 80% dos entrevistados que tinham algum animal de estimação em casa disseram ter cães. Desses, 40% sem raça definida, os chamados “vira latas”. Ainda de acordo com o levantamento, 30% dos entrevistados sem nenhum cão de estimação pretendem ter um futuramente.

O Comando Notícia conversou com algumas representantes de ONG’s de Indaiatuba (SP) sobre a importância de adotar um cachorro vira-lata e porque não se deve comprar animais. 

Nazareth, responsável pela ONG Associação de Protetora aos Animais de Indaiatuba (Aprai), disse ao Comando Notícia que a Aprai é totalmente a favor da adoção de animais, mas da adoção consciente. Segundo Nazareth, todos os animais são importantes, mas “os vira-latas são uma mistura de tudo; são todos fiéis”, e acrescentou dizendo que por mais que os animais tenham os abrigos, que oferecem “um teto” e comida , não é o ideal. 

A responsável pela ONG ainda comentou sobre a compra de animais, e disse que enquanto os abrigos e associações estão lotados, tem gente que compra animais, e nem percebe que está financiando a vida de muitos, que não trabalham, e vivem de explorar os animais; segundo Nazareth, alguns até morrer. Ela citou ainda alguns casos de fêmeas que não tem o cio respeitado e que são obrigadas a cruzar durante toda a vida, e quando estão velhinhas, são sacrificadas ou doadas para qualquer um. 

Segundo Daniela Martinatti – diretora social da União Protetora dos Animais de Rua (Upar), muitos não sabem dessa data especial comemorada hoje, 31 de julho. Ainda segundo Daniela, no Brasil, existem milhões de animais abandonados, muitos vítimas de maus tratos, abandono, zoofilia, mas principalmente vítimas da irresponsabilidade do ser humano. “Nesta data, precisamos refletir sobre esse tema tão importante. Você faz parte da solução ou do problema?, acrescentou a diretora.

“ADOTAR É UM ATO DE AMOR! Ao adotar um animal abandonado ou que vive em abrigos, você salva duas vidas: a vida do animal adotado e a vida do próximo animal que será resgatado para ficar no lugar desse que você acabou de adotar! Faça parte da Solução! ADOTE, abra o seu coração”, finalizou Daniela, que aproveitou e mandou a foto da Puma, uma senhorinha linda e charmosa que está no abrigo. 

Puma, uma senhorinha linda charmosa, moradora do abrigo da Upar

Andreia Passos, representante da ONG Anjos de Patas, disse que “adotar um animal é um gesto de amor e muita responsabilidade. Abre-se em nós um portal direto para a verdadeira felicidade, passamos a enxergar com os olhos do coração. Um animal não nos escolhe por nossa aparência, eles são muito melhores que nós. E Andreia fez um apelo: “Deixe um vira-latinha lhe mostrar o essencial, que é invisível aos olhos. Ame! Adote! Apoie essa ideia!”.

Junto com o apelo, Andreia nos enviou a foto da Teresa (abaixo), resgatada na rua quinta-feira (31), com 3 bebês recém paridos.

Teresa linda – da Anjos de Patas – resgatada na rua ontem (30) com 3 bebês recém-nascidos

 

Aprai: @aprai.indaiatuba
Telefone: (19) 3835-7134

Upar: @uparindaiatuba
Telefone: (19) 99513-2970

Anjos de Patas: @anjosdepatasindaiatubasp
Telefone: (19) 98692-5874

 

Fotos: arquivo pessoal.