CidadesIndaiatubaNacional

Dia Internacional do Idoso: a população cresceu no Brasil e está viajando mais

O turismo na terceira idade segue com potencial para crescimento no Brasil e será bem acolhido por destinos que se prepararam para atender a esse público, como Caldas Novas, em Goiás

O Dia Internacional do Idoso ou Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado em 1º de outubro. A data, que surgiu de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, tem o intuito de sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, cuidados e proteção para com essa população que, por sua vez, vem demonstrando a cada nova década condições de continuar aproveitando uma vida ativa, como mostram os números das pesquisas que revelam o cenário do turismo na terceira idade, principalmente no Brasil.

O turismo na terceira idade segue com potencial para crescimento no Brasil, estima-se que no país a população de 60 anos ou mais responda por 14,7% do total de brasileiros (equivalente a 31,2 milhões de pessoas), um aumento significativo se comparado com o período entre 2012 e 2021, quando essa parcela de pessoas correspondia a 11,3% da população brasileira, de acordo com dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em dados da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV-SP), em 2019 os brasileiros maduros correspondiam a 15% dos turistas brasileiros. Destes, 39,9% viajam de duas a três vezes por ano e 64,8% preferem hospedagem em hotéis e pousadas. Segundo o superintendente da rede de hotéis diRoma, Aparecido Sparapani, “para manter o público fiel que temos há cinco décadas, desde o primeiro hotel da rede inaugurado em Caldas Novas (GO), vimos que era necessário ir além de tarifas diferenciadas para essa faixa etária. Por isso, criamos um evento especial com uma ou duas edições ano com atrações e programação que reúne, em média, 500 participantes a cada edição. Além de incentivar e apoiar iniciativas de lazer que incluam esse público que é cativo na cidade”.

Assim foi criado o Encontro Sênior das Águas Quentes que chegou a sua 6ª edição em agosto passado, e com aumento de participantes para 650 pessoas. Além da hospedagem em hotel da rede diRoma, alimentação e acesso ao diRoma Acqua Park, a programação intensa preenche um dia inteiro, até as 22:30, com aulas de yoga, palestras, sessões de massagem e hidroterapia, shows com música ao vivo e outras atividades que tornam a experiência dinâmica, assim como o perfil de quem participa.

A goiana Caldas Novas está entre as cidades que se destacou mundialmente no turismo com experiências de bem estar. Esse sucesso de público teve um motivo: a cidade é uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo. E graças as águas naturalmente quentinhas com temperaturas entre 34ºC e 58ºC é que o turismo se expandiu e se consolidou entre as famílias e o público da terceira idade.

O crescimento da hotelaria e na oferta de atrações turísticas que vão além das águas termais fizeram de Caldas Novas um destino dinâmico e interessante a maior parte do ano, também por conta do clima mais estável da região Centro-oeste do país. Outra vantagem que atrai o turista da terceira idade são as tarifas competitivas em comparação com outras regiões turísticas. O superintendente da rede diRoma, que conta com 13 opções de hospedagem na cidade, revela que há um trabalho junto a empresas que promovem as viagens de grupos da terceira idade e isso garante que clientes estejam nos hotéis e parques da rede o ano inteiro e programem a presença em temporadas futuras.

A preocupação com acessibilidade e a segurança, assim como manter o atendimento amigável, atencioso e respeitoso com os turistas foi, segundo Sparapani, indispensável para que a rede diRoma se tornasse referência para esse público. “Os hotéis contam com rampas, corrimãos, elevadores para entrar na piscina, piso antiderrapante e há uma preocupação especial também com a alimentação, que é equilibrada com menor teor de sal e com opções diet no buffet de sobremesas”.

O turista da terceira idade tende a ser mais organizado financeiramente, 80% do total apontado em pesquisa da ABAV (2021) e que reuniu dados de outros órgãos no período entre 2019 e 2021, são de aposentados e pensionistas, embora saibamos que com a melhor expectativa e qualidade de vida promovidos por um estilo de vida mais saudável apoiado em uma medicina voltada para a longevidade, existirá cada vez mais um público 60+ trabalhando e incrementando seu poder de compra.

Ainda assim, as viagens econômicas seguem atraindo muito o turista mais maduro. Sparapani afirma que, assim como as famílias, a terceira idade que visita Caldas Novas prefere os hotéis com cortesias e alimentação inclusas. “Eles conseguem aproveitar uma permanência de 4 noites, pacotes de domingo a quinta, por exemplo, garantindo alimentação farta e diversificada que oferecemos nos hotéis, entradas grátis para o diRoma Acqua Park, que é o principal parque de lazer nas águas da cidade, city tour para compras e visitas a atrações turísticas como Jardim Japonês e Monumento das Águas, além da programação recreativa. Com isso, o consumo extra acaba sendo baixo, mas garante o melhor aproveitamento da viagem”.

Os principais hotéis da rede diRoma que trabalham com este público são o Thermas diRoma, Villas diRoma e diRoma Exclusive, os três ficam em frente ao Acqua Park.

Com o resultado do próximo Censo os parâmetros devem ser atualizados e demonstrar o que parâmetros anteriores do IBGE já indicaram: um aumento da população 60+ em todas as regiões do país. Com o cenário favorável, a rede diRoma terá um importante incremento em 2023 quando o Spazzio diRoma abrirá as portas com seus 315 apartamentos para se tornar o 14º empreendimento do grupo. Outra novidade será o Bloco D do Thermas diRoma que acrescentará 115 apartamentos ao empreendimento, somando assim 448 distribuídos em quatro blocos. Atualmente a rede administra 3.828 apartamentos em Caldas Novas.

 

*Com informações: Grupo diRoma

 

Foto: Arquivo/Comando Notícia