CidadesNacional

Dia Mundial do Ovo: conheça curiosidades sobre o processo de produção e os tipos de ovos para consumo

São Paulo, outubro de 2024 – A fim de ampliar a disseminação dos benefícios do ovo como fonte alimentar de grande teor nutritivo e de fácil acesso, o dia 11 de outubro marca a celebração do Dia Mundial do Ovo. Tido como um alimento democrático e de ampla variedade de consumo, ele está presente na mesa de diversas pessoas. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo per capita de ovos, em 2023, foi de 242, e a produção brasileira somou mais de 52 bilhões de ovos. Apesar da sua popularidade, ainda há curiosidades para aprender sobre o caminho produtivo desse alimento até chegar à mesa do consumidor. Além disso, você sabe quais tipos e cores de ovos existem?

O médico-veterinário Gustavo Perdoncini, coordenador de contas-chave da unidade de negócios de Avicultura da MSD Saúde Animal, traz detalhes sobre a produção da proteína. Acompanhe:

1. Cuidados com as aves

Para começar, o profissional explica que os cuidados na produção de ovos iniciam no alojamento das aves, nas granjas, com atenção para o ambiente, a alimentação, as instalações, o bem-estar e a biosseguridade das galinhas. “A produção requer qualidade em todo o processo, e a saúde das aves é essencial para que elas possam desempenhar todo potencial produtivo e garantir a produção de um alimento seguro, que, posteriormente, será processado e comercializado até chegar à mesa do consumidor.”

Priorizar as medidas de biosseguridade, evitando a entrada de patógenos, seguir o calendário de vacinas em todas as etapas, desde o incubatório, e aderir às práticas de bem-estar animal geram ganhos diretos e indiretos em termos de produtividade e qualidade dos ovos. Por meio dessas ações e, consequentemente, da redução do estresse dos animais, há uma melhora da saúde, menor ocorrência de enfermidades, lesões e desperdício de recursos, e mais qualidade do produto final.

Hoje, existem vários tipos de sistemas produtivos, inclusive, o de aves criadas livres de gaiola vem ganhando espaço no mercado. No entanto, independentemente do sistema de instalações, o objetivo em comum é de proporcionar um ambiente que permita uma produção de excelência.

“Além de um sistema que respeite e proteja as aves, é preciso manejar de forma adequada, por isso adequações para melhorias contínuas e treinamentos dos colaboradores são partes imprescindíveis de todo o fluxo produtivo”, ressalta Gustavo.

2. Quantidade de ovos produzidos por galinha

A galinha é uma ave que produz um ovo a cada 26 horas, aproximadamente. Tendo um ambiente adequado, com alimentação correta e boas instalações, e as aves sendo saudáveis, elas podem alcançar elevados resultados produtivos.

3. Conservação dos ovos até chegar às revendas

A coleta dos ovos é realizada diariamente, por meio de sistemas automatizados ou manuais. Gustavo explica que, após a coleta, os ovos são enviados para unidades de beneficiamento, onde passam por um processo de classificação, acondicionamento, rotulagem e, por fim, expedição até chegar aos locais onde serão comercializados. “Todo o processo realizado visa produzir e embalar os produtos para que cheguem ao consumidor com qualidade, frescor e com os atributos solicitados pelo mercado”, pontua o especialista.

4. Tipos de ovos

No Brasil, os ovos mais consumidos são os de galinha e os de codorna. Cada espécie animal possui seu específico manejo e modelo de produção, porém, todos seguem rigorosamente os manejos requeridos no campo e as legislações pertinentes. Os modelos dos aviários, a genética das aves e alguns manejos influenciam o tipo e a classificação dos ovos que serão comercializados. Por exemplo, o mercado dispõe de ovos vermelhos e brancos, e o que diferencia a cor deles é a genética das aves. “No geral, as aves com penas marrons produzem ovos com tons de coloração marrom, e as aves brancas produzem ovos brancos. Outras colorações das cascas podem ser observadas e estão relacionadas principalmente à genética das aves. Quando falamos da coloração da gema, o alimento que a ave recebe influencia diretamente se a coloração será mais amarela ou laranja”, diz Gustavo.

O profissional também explica que, embora existam diferentes modelos de produção, nutricionalmente não existe diferença nos ovos de galinha, nem mesmo devido à cor do ovo.

5. Benefícios para a saúde

Depois de todo processo produtivo, o alimento chega aos lares dos brasileiros e pode compor diversas receitas. Além disso, traz uma série de benefícios nutricionais: por ser rico em vitaminas B, como a B12, os ovos podem melhorar o metabolismo; são uma importante fonte de ácidos graxos insaturados, como ômega-3, que são conhecidos por reduzir os níveis sanguíneos de triglicerídeos, um fator de risco para doenças cardíacas; são cheios de cálcio e vitamina D, auxiliando o fortalecimento de ossos e dentes; e também são ricos em proteína de alta qualidade, o que auxilia o aumento de massa muscular.

E aí, já preparou o seu ovo hoje?

Com informações: Thais Campos