Cidades

Diário de Bordo – dia 4 – cartas de amor, pastel de mortadela e professores durões

HUGO ANTONELI JUNIOR/NÚBIA ISTELA

Do alto dos seus 84 anos, dona Benedita nasceu em Portugal e casou-se com um português. Só que o amor deles foi vivido em Moreira Sales (PR), nossa parada de hoje do projeto Indaiatuba-Paraná. Ele veio primeiro e se instalou na cidade, sendo um dos primeiros. Os trocaram correspondências por meses antes de se casarem em um casamento intercontinental. Ela lá em Portugal, ele aqui no Brasil.

A, agora esposa, partiu, então, de navio para encontrar o marido. E os dois se apaixonaram à primeira vista. Seu Mario morreu há cerca de um ano e meio, mas dona Benedita guarda as cartas que os dois trocaram com carinho, assim como guarda os anos de convivência no coração. “Eu fui muito amada, muito amada”, repetiu durante a entrevista para o Comando Notícia nesta sexta-feira (4). Além de praticamente fundarem a cidade eles tiveram uma loja de material de construção.

Outra história de amor, essa regada à pastel, também foi alvo das lentes indaiatubanas em terra vermelha. Seu Veronildo e dona Maria, em um casamento de 60 anos, estão há cerca de 40 fazendo pastéis. Com a bicicleta verde e uma bacia coberta com uma toalha quadriculada, ele vendia pastéis na porta da escola. Quatro eram de mortadela e davam briga, segundo contam. Quantos pastéis eles fazem por dia? Nunca contaram. Mas a massa caseira e sequinha que dona Maria diz fazer de olhos fechados entrega que não foram poucos.

O casal de professores Albano também foi entrevistado. Seu João, durão, diz que sempre foi rígido para que os alunos aprendessem a ter respeito e conseguiu. Das aulas dele saíram outros professores, médicos e advogados. Eram pelo menos 11 turmas por ano e cada uma com cerca de 30 alunos. Ele começou a dar aula na década de 1970.

Dona Sonia, de matemática, também era rígida. “Uma vez peguei um aluno pelo colarinho. Mas consegui mostrar que o que ele estava fazendo era errado. Depois conversamos. Naquela época era tudo bem tranquilo. Tinha a disciplina, mas depois todo mundo ficava amigo novamente”, afirma. As aventuras em Moreira Sales só estão começando e no final de semana serão incorporadas às de Mariluz, último ponto da viagem do Comando Notícia ao Paraná.

fotos: Núbia Istela/Comando Notícia