Diário de bordo – dia 5 – Moreira do Sol, sorvete de frutas cristalizadas e procura-se um padre
HUGO ANTONELI JUNIOR/NÚBIA ISTELA
Começamos o dia no Jardim Morada do Sol, mas não no de Indaiatuba (SP), no de Moreira Sales (PR). O bairro novo, com casas novas e terrenos com construção fica à esquerda de quem entra na cidade e à direita de quem está saindo. Segundo o prefeito Rafael Bolacha (MDB), o significado é uma homenagem ao bairro de Indaiatuba, mas também pela localização, já que ao lado fica um bairro com o nome Pôr do Sol.
No primeiro mandato como prefeito após dois de vereador, ele deu entrevista ao Comando Notícia no final da tarde deste sábado (5). “Indaiatuba e Moreira Sales são cidades-irmãs. Muitas pessoas foram embora, principalmente no começo da década de 1990, 92 e agora, depois que fizeram a vida, ganharam dinheiro, estão voltando aposentados”, relata ele, que já foi duas vezes à cidade visitar parentes.
O dia começou com um café da manhã na Padaria do Buiu, indicada por seguidores que assistiram o primeiro ao vivo na cidade. Em seguida fomos até os bairros no início da cidade, como Belém e fizemos imagens do cemitério da cidade, que também fica mais para a área rural, inclusive com estrada de pedra por um pequeno trecho. Também fizemos imagens no estádio municipal Morenão, pouco antes de irmos almoçar na Frangoteria. E não é que, apesar de quase 800 quilômetros, o sabor é tão bom quanto o de Indaiatuba. O comércio pertence à mesma família.
Depois do almoço foi a hora de descobrir que a cidade tem a sua própria hora do almoço. Apesar de ser sábado, muitos lugares também abrem. Porém, dependendo do setor, fecham entre 12h ou 12h30 até 13h30 ou 14h. Até este horário não achamos ninguém. Nem o padre.
Conseguimos, então, depois das duas da tarde conversar com o administrador do mais antigo e único hotel da cidade. Durante muito tempo o local foi “tocado” pelo tio, que já faleceu. Há alguns anos, Claudemir, que faz temporadas em Moreira e em Curitiba, a capital do Estado, reformou o local que tem capacidade para 18 pessoas. Alguns hóspedes passaram por nós durante a gravação da entrevista. Formado em economia, ele falou sobre a relação entre as cidades. Um dos advogados da Prefeitura, Ricardo, que estava nas proximidades, também falou ao Comando Notícia da conexão entre Indaiatuba e Moreira Sales.
Passamos em seguida pela foto Varonil, fechada, mas que é muito lembrada por colocar as fotos na vitrine antigamente. Nova tentativa de falar com o padre, que depois descobrimos estar em um velório. Também tentamos falar na rádio Panorama, mas sem sucesso. O tempo virou e a chuva parecia ser questão de tempo, só parecia mesmo. Nada de chuva, mas deu uma refrescada na cidade.
Chegou a hora de irmos até a sorveteria mais famosa, a Ki Massa. Desde o sorvete de lata com frutas cristalizadas até o açaí, modernidade que chegou recentemente, o local é um dos pontos mais citados durante os ao vivos. São mais de 30 anos servindo sorvete, assim como os parentes que foram à Indaiatuba e também abriram comércios parecidos.
Outros pontos que também visitamos foram o estádio e o centro de exposições, antes da entrevista com o prefeito. Em Moreira, mais de 99% do material já foi captado. Ainda falta o padre. E depois Mariluz, que será em boa parte neste domingo. Está chegando a hora de dar tchau ao Paraná na segunda-feira, dia 7.
fotos: Núbia Istela/Comando Notícia