Digitalização de documentos entre Prefeitura e Câmara é implantada para otimizar processos
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, implantou a partir desta terça-feira (3), junto com a Câmara de Vereadores, a digitalização das indicações de leis e ofícios. Apenas no primeiro dia foram contabilizados 70 processos adicionados no sistema. O objetivo é que com essa inovação diminua a impressão de papel e também garanta a rapidez para repassar os pedidos aos departamentos pertinentes.
De acordo com o prefeito, Nilson Gaspar (MDB), apenas no ano passado foram realizadas 2.270 indicações advindas da câmara para serem protocoladas e, a partir de agora vai ser possível a economia de papel. “Idealizamos essa inovação pensando na quantidade de folhas que podemos economizar e, assim, contribuir com o meio ambiente. No ano passado, por exemplo, tivemos um gasto de cerca de 15.890 folhas que poderia ser evitado.”
O procedimento continuará da mesma forma, mas agora utilizando da tecnologia como uma grande aliada. “Vamos acatar as indicações e ofícios realizadas pelos vereadores, faremos a leitura na sessão solene, tudo como já era realizado anteriormente. Porém, ao invés de imprimirmos e protocolarmos em papel, será feito tudo de maneira digital e encaminhada para cada departamento”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Pepo Lepinsk.
Segundo a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani, a agilidade em todas as etapas do processo também foi um ponto crucial para essa mudança. “Teremos um acervo documental de tudo que tramitar pela câmara que poderá ser consultado com mais facilidade. Além disso, os documentos podem ser acessados de qualquer lugar. É uma conquista para a Prefeitura, para a Câmara de Vereadores e população”, finaliza.
Os documentos enviados serão assinados de forma digital. Não haverá mais o transporte de papéis entre Prefeitura e Câmara.
Foto: Divulgação/RIC-PMI