Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u135683697/domains/comandonoticia.com.br/public_html/wp-content/themes/bingo-new/includes/action.php on line 305

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u135683697/domains/comandonoticia.com.br/public_html/wp-content/plugins/bingo-ruby-core/includes/social.php on line 984

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u135683697/domains/comandonoticia.com.br/public_html/wp-content/themes/bingo-new/includes/action.php on line 305

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/u135683697/domains/comandonoticia.com.br/public_html/wp-content/themes/bingo-new/templates/template_single_post.php on line 1084

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u135683697/domains/comandonoticia.com.br/public_html/wp-content/themes/bingo-new/includes/action.php on line 305

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u135683697/domains/comandonoticia.com.br/public_html/wp-content/themes/bingo-new/includes/action.php on line 305

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u135683697/domains/comandonoticia.com.br/public_html/wp-content/themes/bingo-new/templates/template_single_post.php on line 748

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u135683697/domains/comandonoticia.com.br/public_html/wp-content/themes/bingo-new/templates/template_single_post.php on line 749

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u135683697/domains/comandonoticia.com.br/public_html/wp-content/themes/bingo-new/templates/template_single_post.php on line 750
CidadesIndaiatuba

Disponibilidade, burocracia e FGTS – veja quatro mitos sobre o financiamento da casa própria

Muitas pessoas dormem e acordam sonhando com a casa própria e, por isso, acabam acreditando em algumas informações sobre a disponibilidade do crédito, rapidez e até do uso do FGTS na hora de realizar este sonho. Mas a realidade pode ser bem diferente e alguns destes pontos podem ser mito.

“O financiamento imobiliário continua sendo a alternativa mais viável para as pessoas que desejam adquirir o próprio imóvel, mas que não possuem os meios necessários”, opina Martins Santos, diretor financiamento da Enge7 Construtora, que atua em Indaiatuba, acesse o site.

“Durante décadas, a Caixa Econômica Federal se solidificou como a principal operadora dos recursos para habitação no país. Não é à toa, portanto, que a instituição é a mais lembrada quando o assunto é a contratação de crédito imobiliário”, diz. Embora seja uma operação bastante popular, especialmente após o início do programa “Minha Casa, Minha Vida”, o financiamento está cercado de uma série de mitos que confundem as pessoas”, diz.

1 – Qualquer pessoa pode fazer um financiamento da Caixa?

“Provavelmente, o mito de que qualquer pessoa poderia financiar um imóvel pela Caixa se popularizou quando o banco passou a operar com o “Minha Casa, Minha Vida”, como o principal responsável pela execução da política habitacional do Governo Federal. Na prática, as coisas não são bem assim”, afirma Martins.

O comprador precisa comprovar a capacidade de pagamento das parcelas que serão assumidas, além de ser submetido a uma minuciosa análise de crédito que, por si só, é responsável pela eliminação de um número considerável de pretendentes. “É bom lembrar que a Caixa não financia o valor integral do imóvel. Assim, o comprador deve dispor de recursos próprios para totalizar o valor da compra, em um percentual que pode chegar a até 30%, conforme o imóvel.”

2 – É possível financiar qualquer imóvel pela Caixa?

“Esse é outro mito que derruba muita gente”, informa Martins. A documentação do bem passa por uma análise rigorosa antes da liberação do financiamento. O registro do imóvel deve estar devidamente regularizado, bem como o pagamento do IPTU.

“A Caixa avaliará também as condições físicas do imóvel. Uma das etapas que antecedem a liberação do financiamento é a vistoria, quando um engenheiro da Caixa verifica as condições do imóvel e avalia, além do valor de mercado, se ele reúne condições para ser utilizado como garantia.”

3 – A liberação é rápida e sem burocracia?

Muitas pessoas são pegas de surpresa com a demora na liberação do crédito imobiliário pela Caixa. “A tradição que a instituição granjeou no setor ao longo das décadas ajudou a construir o mito de que a aprovação do crédito para o financiamento da Caixa é rápida. Na verdade, as condições variam conforme cada caso. Alguns processos são realmente mais rápidos, mas algumas liberações de crédito podem demorar meses, especialmente quando há problemas na documentação de um dos envolvidos.”

O especialista afirma ainda que não são raros os casos em que a validade das certidões apresentadas, logo no início do processo, expira, sendo necessária a expedição de novos documentos.

4 – O FGTS pode ser utilizado em qualquer circunstância?

Este é outro mito, informa Martins. “Existem requisitos para a utilização dos recursos do Fundo de Garantia, embora um grande número de pessoas faça quase que instintivamente a associação entre o financiamento imobiliário e o FGTS. Para começar, é preciso que a conta vinculada receba depósitos por um período de, pelo menos, três anos, não necessariamente consecutivos.”

Além disso, o titular dos recursos não pode possuir outro financiamento imobiliário ativo, tampouco outro imóvel no mesmo município de residência ou trabalho.

 

Etapas do financiamento

Depois de desmistificamos os maiores mitos relacionados ao financiamento da Caixa, confira as etapas — verdadeiras — para realizar o seu sonho de adquirir o imóvel próprio:

  1. Simulação

Antes de dar início aos trâmites, é importante fazer uma simulação para saber se o imóvel desejado está de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, se o financiamento cabe no seu bolso.

“ A própria Caixa possui um simulador habitacional para ajudar os interessados. Basta procurar uma empresa seria para ajudar a fazer simulação, informar alguns dados relativos ao valor e à localização do imóvel, além da sua renda mensal e outras informações pessoais.”

  1. Cadastramento

Uma vez que os valores simulados ficaram dentro do que você consegue pagar, é o momento de realizar o seu cadastro junto à Caixa. Reúna os documentos necessários, informados na própria simulação, e os leve até a construtora.

“Depois de alguns dias, após a apresentação dos documentos, a Caixa dará o seu parecer quanto à análise de crédito. Nunca é demais lembrar que é possível realizar a composição de renda, em que são somados os rendimentos de duas pessoas para definir a margem a ser  liberada.”

O valor das parcelas do financiamento da Caixa não pode ser superior a 30% da renda mensal, por isso a possibilidade de aumentar a margem costuma ser vista com bons olhos pelos compradores.

  1. Avaliação do imóvel

Não é qualquer imóvel que pode ser financiado junto à Caixa. Após a liberação do crédito, o móvel que você pretende comprar será submetido à avaliação dos técnicos da instituição. “Além da vistoria realizada pelo engenheiro, é nessa etapa que a documentação do bem e dos vendedores é verificada. Somente após concluído o processo de avaliação, a Caixa dará o sinal verde para a concretização do negócio.

  1. Contrato

Vencidas todas as etapas anteriores, é o momento da assinatura do contrato. “A formalização é realizada na própria agência da Caixa, com a presença dos vendedores e compradores. No contrato, que tem status de escritura até a quitação do financiamento, estão descritos todos os detalhes do bem e da transação”, diz.

Após a assinatura, a Caixa liberará o valor financiado para o vendedor. O comprador será responsável por completar o valor do imóvel, o que pode ser feito também com os recursos da conta vinculada do FGTS.

“Enquanto o financiamento não for liquidado, o imóvel permanecerá vinculado à Caixa, que poderá exigir a posse do bem caso haja atraso no pagamento das prestações. Como vimos, não é tão complicado saber como funciona o financiamento da Caixa. Derrubando mitos e entendendo as etapas envolvidas, você reúne plenas condições de fazer um bom negócio.”

A Enge7 Construtora surge a partir da parceria de renomados profissionais com vasta experiência no mercado imobiliário e da construção, com o objetivo de projetar, construir e entregar com pontualidade casas de alta qualidade.

Os consultores vão acompanhar o projeto de sua casa desde a entrada do financiamento até a entrega das chaves. A Enge7 tem respeito com o seu dinheiro e responsabilidade com a sua obra e atua na área de construção civil prestando serviços de construção, manutenção e gerenciamento de obras.

A Enge 7 fica na rua Osvaldo Cruz, 543. Telefone: (19) 3394-0688 | (19) 98780-4398 (Whatsapp). E-mail: [email protected]