Distribuição de água em bairros de Itu é suspensa após contaminação por fluoreto em rio; MP investiga o caso

A companhia Ituana de Saneamento (CIS) interrompeu a distribuição de água em vários bairros de Itu (SP), na terça-feira (13), por que o Rio Pirajibu foi contaminado por fluoreto. A substância – em grandes quantidades – torna a água imprópria para a captação, tratamento e consumo. Segundo a CIS, o serviço só deve ser totalmente normalizado na manhã desta sexta-feira (16).
A água do Rio Pirajibu passou a ser monitorada diariamente e qualquer irregularidade resulta na suspensão da captação, medida tomada porque o problema não é de agora.
Entre 2023 e 2024, pelo menos quatro mananciais que abastecem Sorocaba e Itu foram contaminados por fluoreto. Houve sete interrupções no fornecimento de água neste período, e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Ceteb) aponta a Companhia Brasileira de Alumínio (CB) como responsável.
O Ministério Público investiga o caso e a Justiça já determinou multa de R$ 10 mil por dia caso a empresa continue poluindo os rios. Além disso, a ação civil pública também obrigou a CBA a fornecer água potável para os locais mais afetados pelo desabastecimento.
“Em nenhum momento a empresa está ajudando a Companhia Ituana de Saneamento e nem ao Saae de Sorocaba. A empresa está silenciosa quanto aos seus afazeres, quanto a decisão judicial”, comenta Gilmar Souza, superintendente da CIS.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/p/Y/M8bIAhQBAGgGDhxSA1Cw/sor-contamina-agua-150525.copy.01-frame-2771.jpeg)