CidadesIndaiatuba

Doação de sangue no Junho Vermelho acontece neste sábado na Fiec

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Universidade de Campinas (Unicamp) vai realizar, neste sábado, 26 de junho, a campanha mensal de doação de sangue.

A doação deste mês faz parte do movimento “Junho Vermelho”, que, além de homenagear os doadores, faz um alerta sobre a importância da doação de sangue nos meses mais frios do ano, uma vez que a baixa das temperaturas nesse período reduz o número de doações.

Em decorrência da pandemia, visando a segurança e proteção dos doadores contra o coronavírus, que causa a Covid-19, será realizada a distribuição de senhas on-line e limitadas por horários, das 8h30, 9h, 10h, 10h30 e 11h.

O cadastro no sistema para a retirada da senha on-line estará disponível, a partir das 9h desta quinta-feira (24/6), pelo link: https://processoseletivo.sophia.com.br/SophiA_5/Default.aspx?escola=6462.

O doador deve comparecer no dia da coleta (conforme horário agendado), na unidade 1 da Fiec, na Avenida Engenheiro Fabio Roberto Barnabé, 3405, Jardim Regina.

Os requisitos obrigatórios são a apresentação de um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kilos. No caso dos menores de 18 anos, é preciso ter o consentimento formal dos responsáveis.

Não é necessário estar em jejum; o candidato deve apenas evitar ingerir alimentos gordurosos, nas quatro horas que antecedem a doação.

Há vários critérios que podem determinar se o candidato está apto ou inapto para ser doador, para isso, ele passa por uma triagem realizada por profissionais do Hemocentro.

Não pode doar sangue a pessoa que apresentou sintomas gripais, resfriado ou infecção acompanhado de febre nos últimos 14 dias.

Fumantes devem evitar o cigarro ao menos duas horas antes e duas horas após da doação.

Também não podem ser doadores os portadores de sífilis, malária ou doença de chagas, alcoolista crônico ou que tenham ingerido bebida alcoólica, nas últimas 12 horas que antecedem a doação.

Ter sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis e ter realizado endoscopia há menos de seis meses são fatores que também impedem a doação de sangue.

VACINADOS CONTRA A COVID-19

O candidato que já tenha se vacinado contra a covid-19 fica impedido de doar sangue no prazo de 48 horas, para cada dose da CoronaVac, e de sete dias após cada dose das vacinas da AstraZeneca, Pfizer e Janssen. É necessário apresentar o comprovante de vacinação.

GRIPE

Quem tomou a vacina contra a gripe, também deve esperar 48 horas para fazer a doação de sangue.

SERVIÇO

Hemocentro: Fale conosco do site www.hemocentro.unicamp.br

Telefone 0800 – 722 – 8422

E-mail: [email protected]

Com informações: Prefeitura de Indaiatuba