campinasCidades

Dom João Inácio Muller toma posse como Arcebispo de Campinas

Na tarde deste domingo (14) aconteceu uma missa solene em frente a Catedral Metropolitana de Campinas celebrando a posse canônica do novo Arcebispo de Campinas, Dom João Inácio Muller. O religioso assume o posto que estava vago desde junho de 2018 quando o antecessor, Dom Airton José dos Santos, foi designado para a cidade de Mariana, em Minas Gerais.
 
A Arquidiocese de Campinas estimou que, ao menos, cinco mil pessoas estiveram no evento, que teve a participação de representantes de várias entidades. Ao fim da celebração, Dom Inácio agradeceu o apoio que já vem recebendo do clero em Campinas.
 
“Tenho vários agradecimentos a fazer, mas quero destacar o apoio que tive durante todos os anos em que estive em Lorena, aliás tem muita gente de lá hoje aqui, e principalmente, dos irmãos aqui de Campinas que me ofereceram uma acolhida digna de um povo cristão”, disse.
 
Participaram ainda da cerimônia, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); o Cardeal Dom Claudio Hummes, relator geral do Sínodo; religiosos da cidade e de inúmeras dioceses, deputados, vereadores, secretários estaduais e municipais, orquestra e coral.
 
História
 
Dom João Inácio Muller é o 8º Bispo e o 6º Arcebispo da Aquidiocese de Campinas que abrange também os municípios de Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Paulinía, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Antes dele, foram arcebispos em Campinas Dom João Batista Corrêa Nery (1908-1920), Dom Francisco de Campos Barreto (1920-1941), Dom Paulo de Tarso Campos (1941-1968), Dom Antônio Maria Alves de Siqueira (1968-1982), Dom Gilberto Pereira Lopes (1982-2004), Dom Bruno Gamberini (2004-2011) e Dom Airton José dos Santos (2011-2018).
 
Ele foi nomeado no dia 15 de maio deste ano pelo Papa Francisco e veio transferido da Diocese de Lorena, também no Estado de São Paulo. Dom João Inácio nasceu em Santa Clara do Sul, no Rio Grande do Sul, é formado em filosofia, teologia, fez profissão religiosa solene perpétua na Ordem dos Frades Menores em 1985 e se ordenou padre em 1988. Estudou ainda no Studium Theologicum de Jerusalém e no Antonianum de Roma.
 
fotos: Fernanda Sunega