É provável que você já tenha ouvido falar em bursite. Trata-se de uma inflamação na Bursa: uma espécie de bolsa cheia de um líquido gelatinoso cuja função é amortecer e eliminar o atrito e proteger as articulações. A Bursa está presente em várias partes do corpo: quadril, ombros, joelhos, calcanhar etc.
No Calcanhar a Bursa fica na região posterior, entre o osso e o tendão de Aquiles. Além de reduzir atrito, ela também ajuda a facilitar o movimento, explica Mateus Martinez, diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor no vídeo “Bursite no Calcanhar: o que é, causas e tratamentos“.
Como saber se as dores nos pés são causadas pela bursite no calcanhar
Além de sensibilidade e dores na parte de trás do calcanhar, a Bursite no calcanhar ou Bursite Retrocalcânea, também pode ocasionar inchaço e vermelhidão na região. A dor pode ser intensa e piorar com a atividade física ou quando a área afetada é pressionada. Há quem tenha dificuldade para caminhar ou até para ficar em pé. Mas os sintomas nem sempre são iguais para todo mundo, alerta Mateus Martinez. E a gravidade e a intensidade dos sintomas podem variar de acordo com o problema que está provocando a bursite no calcanhar.
O que causa a Bursite no Calcanhar?
Sobrecarga – A dor decorrente da bursite no calcanhar acontece, na maioria das vezes, por sobrecarga: atividades físicas que geram impacto repetido no calcanhar, como saltos e corrida, por exemplo. Pancadas e lesões na região do calcanhar também podem irritar ou inflamar a Bursa.
Calçados Inadequados – sapatos apertados ou muito rígidos podem pressionar ou atritar contribuindo com o surgimento da bursite no calcanhar. E se o modelo não oferece o suporte adequado para o arco plantar o impacto no calcanhar aumenta.
Outras Patologias – A bursite pode aparecer por decorrência de outras patologias como: gota, artrite, esporão de calcâneo e tendinite de Aquiles. Nesses casos, as dores podem ocorrer também em outras partes dos pés, dificultando a identificação do problema.
Como tratar a Bursite no Calcanhar
Existem várias formas de reduzir a inflamação e aliviar as dores decorrentes da Bursite no Calcanhar, sendo, na maioria, abordagens não cirúrgicas, informa Mateus Martinez:
Aplicação de gelo no local – vai ajudar a reduzir a inflamação e até a dor.
Repouso – Enquanto a Bursa estiver inflamada é recomendável reduzir ou mesmo interromper as atividades físicas que geram impacto no local afetado. Converse com seu treinador físico sobre o tipo de atividade mais adequada para evitar que a Bursa volte a inflamar. Atividades de baixo impacto, como natação, pilates, remo, entre outras.
Medicamentos antiinflamatórios – Sempre com prescrição médica, para ajudar na redução da dor e da inflamação.
Exercícios de alongamento e fortalecimento – Para relaxar a musculatura atrás do calcanhar, aliviando a dor.
Avalie seus calçados – Procure substituir os calçados que apertam ou atritam o calcanhar. Opte por modelos confortáveis, que ofereçam um bom suporte e acomode adequadamente os seus pés. A Pés Sem Dor desenvolve calçados sob medida, feitos de acordo com as dimensões dos seus pés, com espaço adequado para acomodar e proporcionar conforto.
Use palmilhas ortopédicas sob medida – Feitas de acordo com sua necessidade e respeitando as dimensões dos seus pés, as Palmilhas sob Medida da Pés Sem Dor oferecem um suporte especial para a região do calcanhar, proporcionando mais estabilidade e reduzindo o atrito na região. A Palmilha sob medida também tem uma elevação na área do calcanhar que joga o peso do corpo para a parte da frente dos pés, aliviando a área dolorida e prevenindo novas lesões na região do calcanhar.
Consulte um especialista
Para saber se a sua dor no calcanhar é realmente em decorrência de uma bursite é importante contar com ajuda profissional. A Pés Sem Dor oferece uma avaliação gratuita em todas as suas unidades de atendimento. Conduzida por um especialista em pés, tornozelos e joelhos e contando com equipamentos de última geração, a avaliação da Pés Sem Dor identifica a origem das dores nos pés e esclarece como resolver o problema com o uso regular de palmilhas sob medida. Interessados podem agendar sua avaliação gratuita pelo site https://www.pessemdor.com.br/agendamento/ ou pelo telefone 4003-8883.
Com informações: Pés sem dor
Foto: Divulgação