Um dos grandes problemas enfrentados por muitos brasileiros são as conhecidas “dores nas costas”. De acordo com o ITC Vertebral, uma empresa do Grupo Velas, especializada em tratamentos conservadores para a coluna vertebral, cerca de 70% da população brasileira acima dos 40 anos sofre com algum problema na coluna.
Um dos diagnósticos mais comuns para essas dores é a hérnia de disco, que, na maioria dos casos, pode ser tratada de forma não cirúrgica, desde que o paciente busque ajuda no início das dores. A boa notícia é que no Brasil o número de pessoas que buscam um especialista tem aumentado: de acordo com o IBGE, o país é um dos que mais busca tratamento com cerca de 5,4 milhões de pessoas afetadas.
No entanto, Helder Montenegro, fisioterapeuta e CEO do Grupo Velas, revela que além dos cuidados fisioterápicos, também é necessária a cooperação do paciente através de exercícios que podem ser feitos em casa ou em um local adequado.
“Orientamos que logo no início das dores o paciente procure um especialista para facilitar o tratamento, sem que precise se tornar um caso crônico ou cirúrgico. No entanto, a integração da fisioterapia com outros hábitos, como prática de atividades físicas, controle do peso e combate ao sedentarismo, é fundamental para alcançar um resultado positivo no processo”.
Portanto, o especialista indica cinco hábitos que devem estar presentes no cotidiano das pessoas para garantir a saúde da coluna. Confira:
- Pratique atividade física regularmente
“Exercícios físicos são aliados poderosos da saúde da coluna. Eles ajudam a fortalecer os músculos do core (abdômen, lombar e pelve), melhoram a flexibilidade e aumentam a estabilidade da coluna. Mas é sempre importante estar atento para que a atividade física respeite os limites do corpo”, explica Helder.
- Evite o sedentarismo: mexa-se sempre que puder
O fisioterapeuta explica que o sedentarismo é um dos maiores vilões da saúde da coluna, e não se trata apenas de não praticar atividade física. Ele alerta que passar muitas horas sentado ou deitado sem movimentar o corpo pode causar sobrecarga nas articulações, enfraquecer a musculatura que dá suporte à coluna e aumentar o risco de dores lombares.
- Nunca se automedique em casos de dor nas costas
“Tomar remédios por conta própria pode ser um erro grave. A automedicação pode até aliviar os sintomas momentaneamente, mas pode mascarar condições mais sérias e agravar o problema a longo prazo. Somente um profissional especializado pode diagnosticar corretamente a causa da dor e definir o tratamento adequado. Não negligencie sua saúde”.
- Mantenha o peso sob controle
O excesso de peso pode sobrecarregar a coluna, especialmente na região lombar, aumentando o risco de dores e problemas na coluna vertebral. Além disso, Montenegro diz que a gordura acumulada no abdômen pode desequilibrar a postura, causando desalinhamentos e tensões musculares.
- Não adie: procure um especialista ao primeiro sinal de dor
Ignorar a dor na coluna ou adiar o tratamento pode agravar o problema e comprometer a qualidade de vida. “Buscar ajuda especializada no momento certo é essencial para identificar a origem do problema e evitar complicações. A fisioterapia especializada em coluna é uma abordagem eficaz, pois trata a causa da dor, fortalece a musculatura e devolve a liberdade de movimento ao paciente”, finaliza.
Com informações: Rodrigo Estorne
Foto: Divulgação