por CAROL BORSATO*
O sono nos tempos mais antigos era como se costuma dizer completo e mais controlado. A vida moderna e sua tecnologia cada dia mais avançada conseguiu fazer com que as pessoas durmam menos e também a baixar a qualidade do sono.
Já pensou numa pessoa que não dorme ou que dorme e mesmo assim, faz alguma coisa?
Existem os sonâmbulos. Esses se levantam quando estão dormindo e fazem qualquer coisa, podem até mesmo abrir uma porta e ir para a rua. Sim, o tempo em que dormimos não nos desliga, pois nosso cérebro apenas gasta menos energia mas o funcionamento dele continua.
Atualmente, o tempo certo de dormir é 8 horas por dia, e precisa passar por todos as fases do sono para no dia seguinte você se sentir bem e disposto. Você acredita que dormimos para economizar energia e para que seja feita a manutenção do corpo?
Pois é, imagine todo o monte de coisas que você pensa e muitas vezes vive durante o dia, fique lá na sua memória na bagunça total, e que seu cérebro tem limite de espaço para armazenar. Mas enquanto tudo isso está sendo jogado lá, não tem como o cérebro organizar e jogar fora com shifit + del, aquilo que precisa tirar. Esse trabalho é realizado durante seu sono, com seu corpo em repouso, parado e outras coisas mais são feitas nesse período.
Se você for agitado, seu sono pode ter uma qualidade baixa, pois o mexe pra lá e pra cá, pode atrapalhar bastante e sem falar das horas que você pode vir a acordar. E se você ficasse mais de 24 horas acordado, seria bom? Não, pouco tempo de sono faz mal e muito mal, você pode ficar doente, podendo até mesmo morrer de sono no sentido mais figurado da palavra morrer.
O estresse vai aumentar, o cortisol e adrenalina aumentar significando sinal de estresse. E o pior é o que direi agora, já se imaginou comendo mais de 250 calorias por dia? É, a consequência é que quem dorme tarde sofre pelo simples fato de que ela precisa ter mais e mais calorias para conseguir ficar acordada, e vai comer bolacha, chocolate entre outras coisas.
Só que infelizmente isso tem realmente acontecido, e a luta contra a falta do sono tem sido os famosos calmantes, porém eles causam dependência e podem trazer outros problemas de saúde. O melhor é a pessoa procurar produzir mais melatonina, (hormônio do sono) naturalmente e deixar esses remédios para lá.
Para isso precisa:
1. Uma boa alimentação,
2. Fazer exercícios regularmente mesmo que seja por uma hora
3. Tente evitar o estresse
4. Evite o uso de celular e computador de noite entre outros.
A glândula que produz a melatonina chama-se pineal, localiza-se no meio do cérebro. Por volta das 17 e 30, ou 18 horas, ela começa a produzir e liberar a melatonina pelo sangue, que circula pelo corpo até o dia seguinte. E assim vai.
Para você ver, o corpo funciona literalmente a base de hormônios produzidos por várias glândulas espalhadas pelo corpo e para que tudo isso funcione bem, precisamos tirar os vícios que a vida moderna nos oferece. A correria é um deles, e a falta de tempo para as coisas mais importantes e prazerosas.
Antes de começar a discutir, pense no mal que você vai causar ao seu corpo, pense nas consequências que gritos e tons bravos e também desagradáveis podem trazer para você e seja feliz.
*Carol Borsato é jornalista e é a primeira colunista deficiente visual da história de Indaiatuba (SP).
foto: divulgação