HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – O pequeno Mateus, de um mês, estava enrolado em um cobertor e dormia confortavelmente. Nada melhor para um dia chuvoso, não é? Mas há um detalhe peculiar. Mateus estava dentro de um carro rebaixado e enfrentou os cerca de 50 quilômetros entre Indaiatuba e Capivari com os pais para participar da primeira edição do Dub Fest, promovido pelo grupo Pregados, neste domingo (22), no estacionamento do Barco do Parque Ecológico. A paixão por carros modificados, se depender dos pais, virá desde pequeno. Carro ele já tem, de brinquedo, é claro, mas rebaixado, obviamente. [veja todas as fotos no final do texto]
“Já queremos acostumar ele com as coisas boas da vida”, diz a mãe, Graziela Carvalho, embaixo à uma lona que protegia o carro em que Mateus dormia da chuva – fraca, mas intensa -, que caía na cidade desde a madrugada. Mateus, a mãe e mais nove carros vieram para participar do evento pelo grupo Low Kings.
“Vimos o evento no Facebook e, apesar da chuvinha, o evento tá top”, conta um dos líderes do grupo, Guilherme Sena de Jesus. “Nem todos puderam vir, mas temos 70 carros lá em Capivari. É o nosso primeiro ano de grupo e é a primeira vez que a gente está em Indaiatuba para este tipo de evento”, completa.
Bruno Paulo, um dos líderes do Pregados Indaiatuba, contou ao Comando Notícia sobre a organização do festival. “Começamos a montar a estrutura e organização umas 4 horas da manhã e os carros começaram a chegar 7h30. No começo tivemos uma lotação muito grande, quase que máxima”, diz. De acordo com o organizador, foram cerca de 700 participantes e 270 carros.
Apesar da entrada ser gratuita, foi pedido um quilo de alimento para os participantes. “Queremos muito ajudar as pessoas e estes cerca de 200 quilos de alimentos que arrecadamos irá para o Funssol”, afirma Bruno. “Temos o intuito de ajudar as pessoas, queremos mudar a nossa imagem no meio das pessoas. Apesar de ter um ano de fundação, já passamos de 300 carros adesivados só em Indaiatuba, sem contar os de fora. Agora é hora de preparar o evento do ano que vem”, completa.
Grupos antigos
Embaixo de uma lona e em volta de um narguile, o grupo JG Custom, de Paulínia, estava entre os que ficaram até o final do evento, por volta da hora do almoço. “A gente sempre frequenta outros eventos em cidades diferentes, mas em Indaiatuba é a primeira vez que viemos”, afirma um dos líderes, Jeferson André Pinto.
Hoje o grupo tem cerca de 15 pessoas, mas apenas seis vieram para o Dub, em três carros. “Temos muitos participantes lá na cidade, mas nem todos são filiados. O grupo existe desde 2000 mais ou menos na preparação de carros e depois começaram os comboios para eventos na região”, afirma.
Outro grupo tradicional que marcou presença foi o Largados, da cidade de Itupeva. “São dez anos de equipe. Hoje são 10 pessoas que participam, mas já teve muito mais pessoas que acabaram saindo para outros grupos”, conta Fernando Henrique, um dos líderes do grupo. “Mesmo com a chuva, lotou para caramba”, diz.
O Dub Fest teve o apoio de equipes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
Fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia