CidadeEconomia

É hora de negociar seus impostos vencidos para evitar o desenquadramento da sua empresa.

Estamos chegando na reta final do ano, tempo em que empresas e empresários aceleram a execução do trabalho para fechar o exercício com melhores resultados.

Nesse tempo de maior atenção com os rendimentos e com os números da empresa, os órgãos públicos e fiscalizadores também aumentam o ritmo em busca de clientes que estão devendo impostos, forçando-os a negociar suas dívidas para evitar sansões como a inserção no cadastro de inadimplentes ou o desenquadramento do MEI e do Simples Nacional.

E por falar em MEI e Simples Nacional, para empresas optantes por esses dois regimes, essa cobrança adquire contornos ainda mais delicados, uma vez que o fato de estar com seus impostos em atraso é fator impeditivo de se continuar nesse regime.

Isso quer dizer que MEI e empresas do Simples Nacional que estiverem devendo impostos, Previdência, FGTS, ICMS, impostos ou taxas municipais, podem perder a condição de Simples Nacional e migrar para o Lucro Presumido de modo direto.

Essa perda, faria com que os impostos da sua empresa pudessem chegar a 24% do faturamento mensal e a previdência social patronal passar de 20% do total da folha de pagamento, o que inviabilizaria a margem de lucro e o negócio como um todo.

Quando a maioria dos empresários se atenta a isso, a empresa já foi desenquadrada e o prazo de negociação já expirou, não restando mais opções para evitar ou reverter esse que é o pior quadro possível para a sua empresa.

A recomendação nesse momento é solicitar ao seu contador que faça um pente fino em todos os órgãos em busca das dívidas e valores em atraso que a sua empresa possa ter. Diante do diagnóstico fiscal vocês poderão optar pelas melhores negociações de parcelamento disponíveis, o que afastará o risco de desenquadramento da sua empresa.

Erico Piovesan
Contador
Escritório Contábil Brasil
WhatsApp: 19 9 9182 5204