CidadesNacionalsaúde

É verdade que treinar no inverno emagrece?

O inverno chegou e com ele a lista de desculpas para adiar o treino para a próxima segunda-feira é renovada com sucesso. Não dá para negar que é mais gostoso ficar embaixo das cobertas, deixar o despertador na soneca de mais cinco minutos ou saborear aquela comida (quase sempre calórica) que combina super bem com o friozinho. Quem nunca, não é mesmo?

Agora, se a ideia é recuperar o tempo perdido, mudar alguns hábitos e começar uma nova história, o inverno é a melhor estação para dar início a fase de autocuidado.

Para esclarecer os mitos e verdades e reforçar a importância e os cuidados na realização de exercícios durante os meses mais frios do ano, o educador físico e diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto, selecionou dicas valiosas para ajudar a conquistar os objetivos e não desistir da jornada fitness.

Para a pergunta recorrente se é mais fácil emagrecer no inverno, a resposta é: verdade. Durante a estação fria o metabolismo do corpo acelera, porque é necessário produzir mais calor. A queima calórica do organismo pode aumentar em até 10%. Mas, para isso acontecer, é preciso controlar a alimentação e não exagerar. E acima de tudo não deixar de se exercitar.

Outra dúvida bem comum é: se pessoas com problemas respiratórios podem realizar exercícios em baixas temperaturas. “Podem e devem participar de exercícios e atividades com a maior regularidade possível. Eles devem, no entanto, estar conscientes de uma série de fatores.  É de extrema importância buscar orientação médica. Em condições de frio extremo, considere exercitar-se em uma academia, em casa ou caminhar em um ambiente climatizado em vez de ao ar livre”, orienta Netto.

A prática de exercício regular faz parte de um estilo de vida saudável, mesmo para aqueles com doenças pulmonares. A quantidade e o tipo de atividade certa têm muitos benefícios. Certifique-se de perguntar ao seu médico antes de fazer alterações em sua rotina de exercícios, e sempre tenha orientação de um profissional de Educação Física.

“As aulas mais indicadas para emagrecimento são as que têm alto gasto calórico e maiores intensidades como por exemplo funcional, Cross Training, bike e corrida. Na musculação podemos priorizar os treinos de força com exercícios multiarticulares que envolvem mais de uma articulação gerando um gasto calórico maior. No entanto, por conta dessa rigidez provocada pelo próprio frio, não podemos deixar de citar as aulas de mobilidade, como forma de evitar lesões”, orienta Vivi Guareze, profissional de Educação Física da Bodytech Iguatemi Campinas.

Lembre-se também que com o tempo frio vem a temporada de gripes e resfriados. Ficar doente pode tornar a pessoa mais suscetível a uma infecção respiratória, então, lembre-se de vestir roupas quentes e manter os pés e a cabeça cobertos quando estiver no ao ar livre.

“No inverno nosso metabolismo em geral não sofre grandes mudanças. Já quando o assunto é a disposição para a prática de atividades físicas, essa costuma cair e ocorre o aumento do apetite. Essas mudanças no nosso comportamento é o que indiretamente acabam afetando o metabolismo e levando com mais facilidade ao ganho de peso. A primeira dica é buscar atividades físicas mais intensas que aumentem mais a temperatura corporal. A segunda dica é consumir alimentos mais quentes como sopas, porém se atentar às calorias dos pratos, priorizando mais os legumes e verduras”, orienta Mario Feijó, nutricionista da Bodytech Iguatemi Campinas.

Benefícios da atividade física durante os dias frios:

  • Permite manter os níveis de condicionamento físico; 
  • Fortalece o sistema imunológico. Exercitar-se faz o sangue bombear mais rápido e auxilia as células imunológicas a circularem pelo corpo mais rapidamente, ajudando a procurar e destruir infecções;
  • O treino diário libera substâncias químicas de bem-estar e de combate ao estresse. O cérebro libera serotonina e dopamina, que podem ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão enquanto aumentam a sensação de leveza;
  • Evita o ganho de peso: no frio, existe uma tendência de buscar por alimentos chamados “comfort food”, que geram uma sensação de prazer e conforto. Normalmente as pessoas fazem programações mais caseiras, em ambientes fechados, ficam mais juntas e isso predispõe maior incentivo para refeições em grupo e dessa forma o aumento da ingesta calórica. Para estabilizar o peso, é fundamental manter uma rotina de hábitos saudáveis com exercícios regulares e refeições saudáveis, para combater o excesso de calorias que podem ser consumidas.

“Não caia em tentação, siga a rotina de exercícios para manter-se ativo e saudável. Para não deixar para o dia seguinte, uma boa estratégia é adaptar os horários. O exercício precisa ser regular para efeitos em longo prazo”, alerta o educador físico.

Cuidados no período do inverno:

Tempo de aquecimento: nosso organismo, em específico a musculatura, reage ao frio contraindo os músculos, na tentativa de produzir calor, merecendo, portanto, uma atenção especial à preparação do corpo para o exercício físico, ativando a musculatura, dessa forma favorecendo a circulação sanguínea e aumentando a temperatura corporal. 

Motivação para treinar: uma excelente opção é exercitar-se em grupo ou pelo menos com um amigo(a). Isso. sem dúvida, poderá lhe ajudar a manter-se fiel à prática, mesmo nos dias em que a preguiça apertar; procure os horários em que o frio é menos intenso: a hora do almoço pode ser uma ótima opção; foque nos benefícios mentais proporcionados pelo exercício: melhora da memória, da concentração e da qualidade do sono; elevação do humor; aumento da disposição física e mental. Lembre-se de que os exercícios em ambientes como academias, onde a temperatura é controlada, podem contribuir para manter a frequência e não desistir.

Treino em casa: é fundamental ter espaço para não esbarrar em nenhum móvel ou objeto. Manter a hidratação antes, durante e depois, além de utilizar roupas adequadas. Durante o inverno os cuidados devem ser redobrados. Antes de iniciar a sua atividade, faça um aquecimento.

Choque térmico: ao exercitar-se durante a estação fria, é importante manter as extremidades do corpo com mais proteções: gorros, meias especiais e luvas são recomendadas. Quanto à preocupação de choque térmico, basta utilizar roupas em camadas. Um erro frequente é treinar com peças pesadas e exageradas. Vista roupas em camadas, que possam ser removidas assim que começar a suar, e coloque novamente conforme necessário. O ideal é: primeiro, coloque uma peça fina de material sintético, como polipropileno. Evite algodão, pois fica úmido próximo à pele.

Hidratação:  durante o exercício em temperaturas mais frias é tão ou mais importante do que em temperaturas quentes. Isso porque o ar frio é mais seco que o ar quente. Beba água antes, durante e após o treino.

Com informações: Fernanda Sene 

Foto: Freepik/Divulgação