CidadeseducaçãoIndaiatuba

Educação Municipal fecha balanço de 2023 com ampliação de atendimento para mais de 1.700 crianças

Secretaria executa e supervisiona a educação, pelos níveis do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental, regular e supletivo

A educação encerra 2023 com previsão de ampliação de atendimento para mais de 1.700 crianças. Até o final deste ano serão concluídas a construção de duas novas creches, uma no Centro e outra no Jardim Tucanos, e um complexo educacional no Jardim Veneza. Para 2024 serão entregues outras duas novas creches, no Jardim Residencial Veneza e no Residencial Céu Azul. As ampliações do Espaço Avançar e da Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) do Campo Bonito também integram a lista de ampliações de atendimento da Educação com previsão de entrega para o próximo ano.

Entre as novas unidades estão a Creche “Bárbara de Almeida Ferraz”, localizada na rua 9 de Julho, no Centro, que recebe os últimos retoques antes da entrega para as 89 novas crianças. No Jardim dos Tucanos o prédio da creche também já está pronto e terá capacidade de atendimento para até 178 crianças em dois turnos. 

O Complexo Educacional Jardim Residencial Veneza é outra unidade com previsão de entrega ainda este ano. A escola oferecerá até 960 vagas distribuídas em quatro pavimentos, incluindo quadra poliesportiva coberta e um auditório com capacidade para 136 lugares.   O bairro ainda ganhará uma creche e pré-escola para 178 crianças, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2024.

A Creche do Residencial Céu Azul contará com 178 vagas e está sendo construída no formato de parceria, desta vez com o empreendedor do projeto habitacional.

Na última semana de novembro o prefeito Nilson Gaspar emitiu a Ordem de Serviços para a obra de ampliação e reforma do Espaço Avançar, que funciona na Emeb Professora Elvira Maria Maffei. A ampliação contará com mais duas salas de aula para atender 48 alunos com previsão de entrega no final de 2024.

A obra de ampliação e reforma da Emeb “Professora Walda Maria Stocco Prandini”, localizada no Parque Campo Bonito, estará pronta para o início do próximo ano letivo. A unidade conta com seis novas salas de aula e atendimento para 248 novas vagas.

O secretário de Educação, professor Edivilson Cardoso Rafaeta, assumiu a pasta em abril de 2023. “Aceitar o desafio de comandar uma secretaria com o nível que a Secretaria de Educação de Indaiatuba tem há anos, somente ampliou meu amor e compromisso com uma educação pública de qualidade para nossas crianças. Em 2024, manteremos o compromisso de fazer com excelência aquilo que hoje é feito tão bem”.

Prêmio Educador Nota 10

Outro destaque de 2023 é da premiação conquistada pelo professor da Emeb João Batista de Macedo, Rodrigo Tetsuo Hirai, que recebeu o prêmio Educador Nota 10, o maior reconhecimento de educação no Brasil. Realizado pelo Instituto Somos e Fundação Victor Civita, com apoio da Nova Escola, a celebração tem como objetivo valorizar os professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas do país.

O Prêmio Educador Nota 10 avaliou 2.600 trabalhos inscritos em três categorias: Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade e Direitos Humanos. Com a temática “Os brinquedos antigos e os dias atuais”, na categoria Direitos Humanos, o professor Rodrigo foi o vencedor.

Atividades digitais 

 No ano de 2023, a Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, produziu atividades digitais para serem realizadas como os projetores interativos e os tablets. A ação contempla uma das competências gerais da BNCC – Cultura digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética. 

Uma equipe de docentes foi convidada e direcionada pelo Departamento de Inovação e Tecnologia Educacional e o setor da Orientação Pedagógica para a produção das atividades. As professoras responsáveis pela elaboração das atividades criaram um “Catálogo dos conteúdos digitais” alinhado ao material de ensino Sistema Sesi e o Currículo do Município de Indaiatuba.

Em horário de estudo, os professores da rede receberam este material e disponibilizaram para seus alunos, que foram acessados em casa, com o auxílio da família, por meio tablet no aplicativo Google Sala de Aula e/ou nas escolas por meio do projetor interativo e tablet.

Robótica Educacional

O programa de robótica educacional da SIM INOVA® é alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza blocos de montagem da LEGO Education. No primeiro semestre, a implantação aconteceu em todas as escolas de período integral, já no segundo semestre, quatro escolas de período parcial aderiram ao projeto. O programa contempla 36 atividades anuais que são realizadas semanalmente, com duração de aproximadamente 2h.

A Robótica Educacional foi implantada em algumas escolas da Rede Municipal neste ano e contemplou mais de 4.300 alunos. As aulas foram ministradas por professores da Rede, capacitados para trabalhar o conteúdo com os alunos.

Sobre a Educação
A Secretaria executa e supervisiona a política municipal de educação, pelos níveis do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental, regular e supletivo, e do Ensino Médio, acompanha o desenvolvimento do ensino no município em todos os níveis. Executa o programa de alimentação em todas as escolas públicas do município e naquelas com as quais a prefeitura mantém convênios e promove a erradicação do analfabetismo.

A Secretaria de Educação na Educação Básica, atualmente possui 81 Unidades Escolares com 26.984 matriculados na Rede Municipal, sendo 5.529 na Educação Infantil, 13.821 no Ensino Fundamental, 23 na Educação Especial Exclusiva, 24 na Educação de Jovens e Adultos, 7.084 na Creche e 503 no atendimento Educacional Especializado. A Rede Municipal também possui 1.404 docentes, 544 monitores e 238 ADE (Auxiliar de Desenvolvimento Educacional).

Contato com a Escola

As famílias devem manter um contato de WhatsApp ativo com a escola em que o filho está matriculado, pois todas as informações pertinentes à vida escolar do aluno serão passadas por este canal de comunicação. Dúvidas podem ser esclarecidas nas próprias unidades escolares, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou na Secretaria de Educação pelo telefone 3801-9191.

Formação Continuada

Foram ofertados 181 cursos para formação continuada dos servidores da educação.

Os cursos oferecidos aos docentes foram oficinas e mini oficinas “De Professor para Professor”, formações do Google For Education em formato online, HTPCs formativos, fóruns, encontro de educadores e palestras.

Para os não docentes foram oferecidas formações em formato online e presencial, refletindo a prática destinada aos ADES (Auxiliar de Desenvolvimento Educacional), para os secretários e agentes de administração escolar as formações foram presenciais e em horário de trabalho e para os Agentes de Organização Escolar (inspetor de alunos) as formações ofertadas aconteceram em formato remoto e presencial.

Para atendermos a Lei Lucas 13.722/2018 e a Resolução Municipal 04/2019, foram oferecidos para todos os funcionários o curso de Primeiros Socorros.

Em atendimento a Meta 3 do item 1.2 Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, do Plano Municipal de Educação de Indaiatuba (PMEI), os docentes e não docentes puderam participar de visitas ao Museu do Ipiranga e Catavento; Exposição Frida e Banksy e Elas fazem Arte.

Niape

O Núcleo Integrado de Apoio Pedagógico Especializado (Niape) engloba os setores de Fonoaudiologia Escolar e Psicologia Escolar, que tem como objetivo geral desenvolver programas de trabalho que contribuam para a gestão educacional da Rede Municipal de Indaiatuba.

Os profissionais são acionados pelas unidades escolares para o apoio às demandas que vão além do encaminhamento e acompanhamento dos alunos apontados pelas equipes escolares. O trabalho contribui nas diversas questões relacionais presentes na escola, no trabalho com as famílias, em grupos interventivos e projetos, na formação de professores e profissionais da educação, na comunicação com a rede intersetorial, na inclusão escolar, no Projeto Político Pedagógico, no planejamento de estratégias eficazes para os processos ensino e aprendizagem.

Ações Pedagógicas

Ler Faz Bem

O projeto “Ler Faz Bem”, completou 15 anos de desenvolvimento com o objetivo de proporcionar habilidades de leitura e escrita na Rede Municipal. Em 2023 a novidade foi que os livros coletivos dos estudantes foram transformados em uma animação digital.

Os trabalhos foram inscritos em um concurso entre as turmas da Rede Municipal de Ensino. Foram considerados os critérios de tema, gênero, tipo de texto, coesão/coerência, registro, ilustração e narração. 

A 1ª etapa aconteceu em cada Unidade Escolar com uma comissão para a análise das produções, com representantes de equipe gestora, professores, pais, funcionários e estudantes, selecionando uma produção de cada etapa e ano escolar.

Os livros selecionados foram enviados para a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação, que considerando os critérios realizou uma análise dos livros e classificou três de cada etapa/ano, sendo 21 livros selecionados, entre 1º, 2º e 3º lugar.

Os ganhadores participaram da celebração e entrega dos prêmios na sala Acrísio – CIAEI, sendo um evento entre as escolas municipais.

A Escola Elvira Maffei – Espaço Avançar também participou do processo e houve a seleção das animações produzidas entre as turmas da própria escola, sendo selecionados um grupo no período da manhã e um grupo no período da tarde. A premiação desta escola aconteceu na própria Unidade Escolar, com a Feira Literária.

Este trabalho foi desenvolvido com 45 Unidades Escolares e 19.350 estudantes, com a colaboração de muitas mãos, feito com a garra e o carinho das equipes escolares. 

Feira de Ciências

A tradicional Feira de Ciências da Educação Municipal tem como objetivo desenvolver procedimentos de pesquisa, experimentações e aprofundamento de conhecimentos científicos entre os alunos. Em 2023 foi realizada no dia 17 de junho em todas as unidades escolares. A exposição para toda comunidade escolar contou com a apresentação dos trabalhos pedagógicos com qualidade e empenho dos profissionais envolvidos e alunos.

Educa Água

O Educa Água promove a conscientização do uso racional da água, visando a diminuição do consumo nas unidades escolares.  No ano de 2023 os profissionais das escolas, juntamente com os alunos, acompanharam as medições do consumo de água em períodos diferentes com o objetivo de identificar possíveis vazamentos ou desperdícios e implementar ações que contribuíssem com a economia de água na própria escola. A execução deste projeto é realizada em parceria com o Saae, que contribui na entrega dos uniformes escolares.

Museu da Água

No ano de 2023 as turmas dos 5º anos, em torno de 2.690 estudantes participaram da visita monitorada no Museu da água. O projeto possibilita os alunos conhecerem as instalações e aprenderem um pouco mais a respeito de temas como: cuidados com o uso da água, a história da distribuição de água no nosso município, passeio na trilha, conhecer uma nascente e participarem na sala interativa com mais conhecimentos a respeito da importância da água, para a manutenção da vida.

Bosque do Saber

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber completou 19 anos em 2023. O espaço inaugurado em 2004 conta com 11 mil m² de área verde e trilha com cerca de 500 metros de mata nativa. É referência no desenvolvimento de atividades com temas relacionados ao meio ambiente para os alunos da Rede Municipal de Indaiatuba e aos finais de semana e feriados o Bosque do Saber funciona como mais uma opção de lazer para a população.

No 1º semestre foi desenvolvido o Projeto Semeando com as turmas de pré-escola e no 2º semestre o Projeto Biodiversidade, com os 1ºs anos, tendo como objetivo a conscientização das crianças como parte integrante da natureza a ponto de se sentirem afetivamente ligadas a ela.

A área externa possui uma trilha ecológica, quiosques de Ecoleitura e Ecojogos, nascente, lagoa e roda d’ água, que aciona o funcionamento do monjolo, orquidário, jardim dos jabutis, quiosque no jardim das borboletas e beija-flores, área de alimentação, parquinho, pomar e horta orgânica.

Aos finais de semana e feriados, a área externa que compreende a trilha, os quiosques, área de alimentação e parquinho infantil, bebedouro e banheiros ficam disponíveis para a visitação da população, das 9h às 16h.

Educa Trânsito

 O conteúdo de Educação no trânsito é contemplado no Currículo Municipal de Indaiatuba, deste modo conta com aprofundamento em específicos níveis de modalidades ao longo da escolaridade dos alunos, e em atendimento a Base Nacional Comum Curricular e legislações relacionadas. O programa é desenvolvido em todas as faixas etárias como um tema transversal.

Clubinho Honda

As escolas municipais de Indaiatuba desenvolvem o trabalho pela educação e segurança no trânsito conforme prevê o Currículo Municipal de Indaiatuba e parceria com a Empresa Honda onde a equipe do Clubinho Honda realizou um teatro a respeito da temática e distribuiu cartilhas aos alunos.

Educação Financeira

 O conteúdo de Educação Financeira também é contemplado no currículo municipal de Indaiatuba em atendimento a Base Nacional Comum Curricular e legislações relacionadas. O programa é desenvolvido no Ensino Fundamental Regular como um tema transversal.

Educação das Relações Étnico-Raciais

A Secretaria de Educação contempla no Currículo Municipal habilidades e objetivos de ensino e aprendizagem referentes às contribuições históricas, políticas e culturais de africanos, indígenas e seus descendentes na construção da sociedade brasileira. Isto se desdobra na escolha criteriosa de materiais didáticos (sistema Sesi) e paradidáticos (obras literárias, caixa maker) que evidenciem essas contribuições, bem como também transparece na produção de materiais pela sua Comissão de Educação para as Relações Étnico-Raciais, disponibilizando ao corpo docente da rede municipal um rol de propostas e orientações didáticas atualizadas a cada dois anos.

Através da Comissão de Educação para as Relações Étnico-Raciais, foram desenvolvidas ações formativas que visaram engajar as diferentes categorias dos profissionais da educação para a sensibilização, a reflexão e a ação cotidianas sobre a necessidade de conhecimentos sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena na oferta de uma educação escolar antirracista e uma formação de qualidade no que se refere à identidade brasileira. Foram realizadas 20 ações formativas em 2023, sendo dez em cada semestre.

No Espaço da Criança, um mural instalado em agosto na recepção da Secretaria Municipal de Educação, também divulgou os trabalhos desenvolvidos nas escolas com propósitos de uma educação antirracista sobre temáticas referentes à questão indígena e à consciência negra.

Ações formativas sobre a cultura Indígena

No mês de agosto, a Comissão de Educação para as Relações Étnico Raciais promoveu uma formação refletindo a pergunta “Onde estão os indígenas de Indaiatuba? ”. A pergunta foi pensada a partir de informações coletadas em uma visita guiada ao acervo arqueológico e etnográfico indígena do Museu Municipal Elisabeth Aytai (Monte Mor/SP). A ação em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Monte Mor, promoveu momentos de descobertas de fatos históricos sobre a ancestralidade indígena de nossa região e município, além de partilhas de experiências e relatos biográficos entre os membros da Comissão, Orientadoras Pedagógicas e Coordenadoras Pedagógicas das escolas municipais dos ensinos infantil e fundamental.

Ainda sobre os povos originários, o Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba ofertou para docentes, monitores e auxiliares de desenvolvimento educacional oficinas pedagógicas com conhecimentos históricos da constituição do país, sobre culturas indígenas e sugestões de encaminhamentos para sua abordagem em sala de aula.

Ações formativas sobre a Consciência Negra

Em março, a Comissão de Educação para as Relações Étnico-Raciais promoveu uma formação com as equipes de Orientação e Coordenação Pedagógicas acerca das fronteiras entre bullying e racismo com o objetivo de auxiliar as equipes a distinguirem uma e outra conduta nas intervenções que se fazem necessárias no cotidiano escolar. Além desta, a Comissão realizou outras duas formações com os funcionários lotados na sede da Secretaria Municipal de Educação: em julho, promoveu, em parceria com o Núcleo de Formação Continuada, o encontro reflexivo “Cidadania Negra no Brasil: de onde viemos? Onde estamos? Para onde vamos?” Em novembro, promoveu uma dinâmica que convidou os participantes a refletirem sobre a exclusão social e a concessão de privilégios em articulação às construções históricas sobre o lugar da população negra na sociedade brasileira.

De modo mais pontual, conforme demandas específicas sinalizadas por algumas equipes escolares, também houveram formações em unidades escolares e, também, com o corpo docente que leciona Arte na rede municipal.

Já por intermédio do Núcleo de Formação Continuada, ao longo do ano letivo, HTPCs e cinco oficinas pedagógicas sobre conhecimentos históricos a respeito de temáticas como miscigenação na sociedade brasileira, história do continente africano, história do trabalho na sociedade brasileira, período após a abolição da escravização, formação do território nacional e práticas envolvendo situações de ensino e aprendizagem que valorizem o negro como sujeito histórico.

Proerd

O Proerd é um programa que tem por objetivo a prevenção de substâncias psicoativas. Foi desenvolvido no 1º semestre na Rede Municipal com turmas de 5º anos em oito unidades escolares, atendendo 713 estudantes de 5º anos.

As unidades escolares municipais participantes foram: Emeb Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist; Emeb Padre Joaquim Aparecido Rocha; Emeb Prof Wladimir Olivier; Emeb Profª Maria Cecília Ifanger; Emeb Yolanda Steffen; Emeb Profª Áurea Moreira da Costa; Emeb Profº Wellington Lombardi Soares e Emeb Profª Cleonice Lemos Naressi.

Projeto Vidart

O projeto Vidart é desenvolvido pela Secretaria de Educação em escolas municipais de período integral e núcleo comum.  A oficina ensina diversas modalidades circenses como: malabares, diabolôs, chapéu chinês, perna de pau, acrobacias de solo, acrobacias coletivas, monociclo, trapézio fixo, tecido acrobático para os alunos.

Em 2023 as unidades escolares participantes são: Emebs “Padre Joaquim Aparecido Rocha”, “Profª Maria Benedicta Guimarães”, “Profª Cleonice Naressi”, “Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro” e “Prof. Wladimir Olivier”.

Visita Educativa ao Aterro Sanitário

A visita monitorada ao Aterro Sanitário de Indaiatuba e/ou Ecoponto de Inertes – Jardim Eldorado foi realizada no ano de 2023 por adesão das Unidades Escolares, para 3º e 4º anos. A proposta deste estudo do meio tem por objetivo desenvolver as Habilidades Curriculares no Componente Curricular de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa.

Os estudantes no espaço educativo do Aterro Sanitário vivenciaram o seguinte roteiro: Etapa I – Os estudantes passam por um circuito de Educação Ambiental com foco na gestão correta dos resíduos, em sala ambientada onde são apresentadas duas maquetes: a primeira trata a cidade e o caminho percorrido dos materiais recicláveis até o Centro de Triagem X Não reciclável até o aterro sanitário e também há painéis interativos para refletir sobre a limpeza urbana, responsabilidade compartilhada e ação cidadã; na Etapa 2 – há uma visita ao “Centro de Triagem” para acompanhar o trabalho de segregação do material coletado em Indaiatuba; já na Etapa 3: no “mirante” os alunos conheceram as etapas do aterro sanitário e na Etapa 4: no “Espaço Sustentável” há uma estrutura edificada com materiais reciclados, água de reuso e painel solar para geração de energia.

No espaço do Ecoponto Quintal as atividades desenvolvidas promovem o trabalho com os alunos que passam por um jogo de tabuleiro com o objetivo de reforçar a importância dos espaços de entrega voluntária de materiais disponíveis na cidade. Os piões são os próprios estudantes, que precisam se movimentar para escolher o descarte mais adequado para as ilhas ecológicas e Ecopontos de forma interativa e lúdica. A dinâmica ainda aborda o plano de arborização, ensinando como o morador pode solicitar uma árvore através do Projeto Click Árvore, ferramenta disponível no site da Prefeitura, e toda a sua importância para a qualidade de vida dos munícipes. Ainda durante a visita os alunos conhecem a estrutura do Ecoponto, aprendendo a importância e como destinar de forma correta os resíduos e assim mitigar o descarte irregular no município.

Com informações: Assessoria/PMI

Foto: Eliandro Figueira