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Educação promove ação formativa de Relações Étnico-Raciais para profissionais da Rede Municipal

“Bullying não, racismo” teve como foco desenvolver o engajamento no combate às violências que ocorrem no ambiente escolar

A Secretaria de Educação de Indaiatuba promoveu uma formação para os professores coordenadores das creches, creches parceiras, pré-escola e fundamental da rede municipal. A ação foi desenvolvida pelo setor de Orientação Pedagógica e o Núcleo de Formação Continuada em parceria com os membros da Comissão de Educação para Relações Étnico-Raciais. A temática “Bullying não, racismo” teve como foco desenvolver o engajamento no combate às violências que ocorrem no interior das instituições educacionais, dentro do que preceitua a Lei 10.639/03, atual 11.645/08.

A professora orientadora pedagógica, Kelly Anísia Nogueira Lima, reforça que é urgente a reflexão das ações antirracista dentro e fora do ambiente escolar. “Quando o adulto se cala diante de uma atitude racista, a criança que fez a “ofensa” se sente no direito de repetir, pois sua atitude teve legitimidade, enquanto que a criança que sofreu com as atitudes racistas se vê desamparada, não se sente acolhida”, explica.

“Bullying não, racismo”

Repertoriar os profissionais que atuam na formação de adultos para diferenciar racismo de bullying, fortalecendo seus conhecimentos para tomada de atitudes que combatam o racismo, enfrentem o bullying e implementem uma pedagogia antirracista no currículo escolar e orientem a prática dos docentes e dos profissionais de apoio, no acolhimento respeitoso com a diversidade humana, em especial a criança negra.

Dar continuidade ao ciclo de ação antirracista: reconhecer, sentir, agir e avaliar as ações da escola na implementação do Projeto Pedagógico envolvendo toda a comunidade interna e externa da escola no combate ao racismo.

Repensar a lógica da pedagogia do evento e tornar a pauta antirracista, ação contínua na escola, de forma que, ao socializar os conteúdos estudados ao longo do ano, a exposição do dia da Consciência Negra em 20/11, conforme estabelece o Parecer CNE/CP  003/2004 cumpra o papel educativo de combater o racismo, ampliar o conhecimento da história da África e da cultura afro-brasileira e valorizar a participação da população negra na construção da sociedade brasileira.

Foto: Leonardo Cruz – PMI