Educadores da rede pública de Salto concluem formação do projeto gratuito de aprendizagem criativa ArteLab
Cultura da experimentação, criatividade, aprendizado “maker”, incentivo ao protagonismo e novas tecnologias pedagógicas. Esses foram alguns dos temas abordados na jornada formativa promovida pelo projeto ArteLab para 39 educadores de 12 escolas da rede pública de Salto (SP) e que deve beneficiar mais de 6 mil alunos no município.
Implementado pela Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e com o patrocínio da John Deere e apoio da Secretaria Municipal de Educação, o ArteLab traz para a educação integral todos os benefícios da chamada aprendizagem “maker”. Moderno recurso pedagógico, é uma técnica que convida os estudantes a literalmente colocarem a “mão na massa” como forma de desenvolver competências alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.
“Além de conceitos importantes para uma abordagem multidisciplinar de temas como o exercício da criatividade, cultura digital e pensamento computacional, nas 18 horas de atividades realizadas de maio a novembro os professores receberam ainda todas as orientações de como explorar em sala de aula os recursos da T-box, uma caixa com materiais para experiências práticas com os alunos que é doada pelo projeto”, conta Thaís Buratto, coordenadora do ArteLab na Evoluir.
Thaís acrescenta que, no último módulo de formação, os professores criaram um robô artista, inclusive com o uso de materiais recicláveis. “Também conversaram em grupos sobre os aprendizados e fizeram uma avaliação do ArteLab e suas possibilidades, além de compartilhar o interesse dos alunos pelas ações já implementadas. Tivemos ainda uma Feira Maker, onde os educadores expuseram suas criações ao longo da capacitação. Foi muito gratificante perceber o engajamento de todos e o entusiasmo em aplicar as atividades com os estudantes”.
“O projeto ArteLab foi uma experiência muito boa”, conta Maria Gizela Barnabé Pauly, professora do Ensino Fundamental I no CEMUS IV – Prof. Odilo Della Paschoa. “No começo, fiquei um pouco nervosa porque era algo novo e não conseguia realizar as ações propostas, mas no final deu tudo certo. Fizemos alguns experimentos e, o mais importante, os alunos adoraram. Eles se encantaram com as novas formas de aprender, integrando todas as áreas do conhecimento. Agradeço muito a toda a equipe da Evoluir”.
Participaram desta edição do ArteLab em Salto as escolas CEMUS I – Prof João Batista Dalla Vecchia, CEMUS III – Prof João Batista Cezar, CEMUS IV – Prof Odilo Della Paschoa, CEMUS V – Luiz Rodrigues de Almeida, CEMUS VI – Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta, CEMUS VII – Professora Maria Jesuina Nascimento de Moraes, CEMUS VIII – Profa Maria Florinda Zanni, CEMUS IX – Profa Maria de Lourdes Guarda, CEMUS X – Prefeito João Baptista Ferrari, CEMUS XI – Profa Lázara Maria Lara Begossi, CEMUS XII – Professora Antonieta de Campos Buldrin Sontag e CEMUS XIII – Professor Jose Carlos Keiller.
Com informações: Pietra-Assessora de imprensa
Foto: Divulgação