campinasIndaiatubaMonte Mor

Eleições 2020: Jovens representam 20% de eleitores aptos a votar nas regiões de Campinas e Piracicaba

Os jovens terão papel fundamental nas Eleições 2020. Nas regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP), a população com idade entre 18 e 29 anos representa 20% do total dos aptos a votar. Um levantamento mostra que eles são 710.565 dos 3,4 milhões de eleitores nas 49 cidades .

Para ajudar a decidir os rumos dos locais onde moram, na votação marcada para domingo (15), esses jovens devem praticar o chamado voto consciente.

“Tem que ser um voto que as pessoas leiam o programa dos candidatos, que elas se inteirem sobre isso, para que elas possam se entender como beneficiárias de uma política na qual a gente sustenta, a gente paga e a gente também é responsável por monitorar”, defende Luana Barbosa da Silva, pesquisadora em Ciência Política.

Aos 22 anos, o consultor financeiro vai para sua terceira eleição, e orienta como o jovem pode proceder para definir o seu voto.

“Saber antes que tudo o que você acredita, o que quer de mudança. E a partir daí ver os candidatos ou candidatas que se enquadram na sua visão. Analisar o que eles falam em campanha, mas ir atrás do histórico do candidato e do partido que ele representa também”, afirma.

Jovens representam 20% do eleitorado apto a votar nas regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

Sabendo a importância que a população jovem tem para decidir os próximos prefeitos e vereadores na região, os irmãos Felipe e Caíque Rovedo ressaltam que as escolhas das urnas pode ajudá-los a conseguir seus objetivos.

“A gente vai eleger alguém que possa, talvez, ajudar a gente a chegar aonde a gente quer”, diz Felipe.

“A gente que vai entregar o poder na mão de alguém né, então tem que eleger alguém que passe confiança pra nós”, completa Caíque.

Número de eleitores jovens nas 49 cidades da região

  • Elias Fausto: 3.277
  • Capivari: 8.609
  • Monte Mor: 11.413
  • Indaiatuba: 38.427
  • Campinas: 166.897

 

 

 

 

 

Foto: arquivo/Comando Notícia

Com informação de G1