Em alerta para tempestades, região de Campinas pode ter raios, granizo e ventos de até 100 km/h – Comando Notícia
campinasCidadesIndaiatuba

Em alerta para tempestades, região de Campinas pode ter raios, granizo e ventos de até 100 km/h

Raio jacomo picolli

Sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o risco de tempestades, a região de Campinas (SP) pode ter queda de raios, granizo, enxurradas e alagamentos entre esta segunda (13) e terça-feira (14).

Segundo o Inmet, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

⚠️ O alerta do instituto é válido das 10h desta segunda às 10h de terça. Em caso de tempestades com rajadas de vento, o Inmet orienta a:

 

 

  • não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Calor, umidade e frente fria

 

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, o tempo instável é resultado da combinação de calor, umidade e a aproximação de uma frente fria.

 

“Essas chuvas podem intercalar momentos de intensidade leve a moderada com ocorrência de temporais associados a chuvas intensas e grande incidência de raios, não se descartando ocorrência de granizo pequeno de forma isolada. Especial atenção deve ser dada aos momentos de chuva forte, devido à possibilidade de alagamentos e enxurradas”, orientou, em nota.

 

 

⛈️ Na terça-feira, as chuvas devem acontecer principalmente durante a madrugada. Há possibilidade de pancadas de chuva à tarde ou no início da noite, mas as chances são baixas – ainda assim, não se descarta a ocorrência de temporais com vendavais, raios e chuva localmente intensa.

“Nessas situações, o sinal mais claro que evidencia o desenvolvimento de um temporal nas redondezas é o som de trovoadas. À noite, o vento ganha intensidade moderada a forte”, complementou o Cepagri.

Com informações: g1 Campinas 

Foto: ELAT_INPE Jacomo Piccolini