CidadeCulturaIndaiatuba

Em comemoração ao Dia Nacional do Choro, Indaiatuba recebe turnê ‘Choronas 25+’ com show gratuito na Concha Acústica neste domingo, 23 

Choronas, primeiro grupo feminino de choro, promove o encontro do público com a música instrumental brasileira e apresenta repertório de clássicos do gênero ao contemporâneo, com suas referências, compositores e curiosidades

 

Em comemoração aos seus mais de 25 anos de história e ao Dia Nacional do Choro (23/04), Choronas – primeiro grupo feminino de choro, formado por quatro experientes instrumentistas – apresenta em Indaiatuba o show de lançamento do novo CD. Com repertório de choro, que vai desde os clássicos aos mais modernos, com suas referências, compositores e curiosidades, incluindo obras autorais, a apresentação da turnê “Choronas 25+: Cronologia do Choro pela cronologia das Choronas” será neste domingo (23/04), às 17h, na Concha Acústica do Parque Ecológico. A atração é gratuita.

O grupo Choronas é formado por Ana Claudia Cesar (cavaco), Maicira Trevisan (flautas), Paola Picherzky (violão 7 cordas) e Miriam Cápua (percussão). Na estrada desde 1995, elas rompem com o paradigma dos grupos de choro, formados exclusivamente por homens, e querem manter vivo o legado do primeiro gênero instrumental urbano brasileiro: o chorinho, um dos mais originais estilos de música, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1870.

Para celebrar os seus mais de 25 anos de trajetória, em 2020 as Choronas lançaram o sexto CD “Choronas 25+”, uma coletânea que reúne 16 obras selecionadas de quatro dos seus cinco discos. Obedecendo a uma ordem cronológica das composições, o grupo retrata a cronologia do choro – os diferentes períodos da história até os dias de hoje – através da sua própria cronologia, e demonstra a evolução do gênero na modernidade composicional e nos arranjos das integrantes.

“Quando começamos a escolher as músicas para contar a nossa história, com toda evolução e diversidade, percebemos que o repertório também contempla toda a história do choro, desde o início até hoje. E, incrivelmente, a seleção não repetiu nenhum compositor, seguindo a trilha através dos quatro pilares do gênero: Chiquinha Gonzaga, Joaquim Antônio Callado, Pixinguinha e Ernesto Nazareth, e apresentando obras novas e autorais”, diz Ana Cláudia.

O repertório da turnê transita pelo choro, baião, maxixe e samba mesclando clássicos como “Tico-Tico no fubá” (Zequinha de Abreu), “Corta-Jaca” (Chiquinha Gonzaga), “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa), “Receita de samba” (Jacob do Bandolim), “Carioquinha” (Waldir Azevedo), “Flor Amorosa” (Joaquim Antônio Callado), e músicas contemporâneas/inéditas como “O Dono da Bola” (Armando Neves), “Edgar foi à feira” (Luiz Pardal), além das autorais “Choronas em Sampa” (Ana Claudia) e “Cesar Choro de Domingo” (Maicira Trevisan), entre outras músicas.

O show em Indaiatuba pretende proporcionar o encontro do público com a música instrumental brasileira, em especial o choro e suas referências, tornando cada obra um verdadeiro universo a ser visitado. Por isso, durante a apresentação, as Choronas contam sobre os compositores, a formação original do choro, particularidades e curiosidades sobre as composições.

“Com muito carinho, queremos compartilhar a nossa singular vivência cultural brasileira, através das nossas pesquisas, gravações, rodas de conversa, palestras e projetos didáticos. Então, a cada canção comentamos sobre o autor, a época, a interpretação, abordando os nossos arranjos e o papel dos instrumentos. Estamos felizes e animadas de voltar aos palcos do interior de São Paulo, será um show com muita energia e histórias”, diz Paola Picherzky.

O local ao ar livre, escolhido para ser palco da apresentação, harmoniza com essa atmosfera e deixa essa troca mais fluida. “A Concha Acústica é considerada um palco universal. Em seu entorno circulam pedestres e ciclistas, em busca dos eventos culturais que acontecem por ela, sendo um importante ponto de encontro e interação da população. Sua disposição à diversidade é uma de suas características mais marcantes, além do fluxo espontâneo de pessoas ocupando o espaço, a céu aberto”, diz Claryssa Pádua, produtora executiva do projeto.

Premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e produção executiva de Claryssa Pádua Produções Culturais, o show Choronas 25+ “Cronologia do Choro pela cronologia das Choronas” conta com apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura, e do Núcleo Musical Nabor Pires Camargo. A turnê acontece em seis cidades do interior do Estado de São Paulo que possuem Concha Acústica: Lençóis Paulista, Atibaia, Indaiatuba, Jundiaí, Santa Rita do Passa Quatro e Franca.

Uma oficina sobre a história da música popular brasileira e do choro também será realizada no Lar das Crianças da Congregação Israelita Paulista de São Paulo, instituição sem fins lucrativos que atende crianças oriundas de famílias em vulnerabilidade social, onde a violonista Paola Picherzky atua como educadora.

SERVIÇO

Show Choronas 25+ “Cronologia do Choro pela cronologia das Choronas”

Data: domingo (23/04) – 17h

Local: Concha Acústica do Parque Ecológico – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Chácara Areal – Indaiatuba/SP

Evento gratuito

Choronas nas redes: linktr.ee/choronas

Choronas

O grupo Choronas tem procurado manter vivo o primeiro gênero instrumental urbano brasileiro, o choro, através de pesquisas, gravações, performances, rodas, palestras, concertos didáticos para crianças e adolescentes. Desde a sua formação inicial, em 1995, na cidade de São Paulo, as Choronas têm como linha de construção de atuação a pesquisa do repertório tradicional do choro, somado a um repertório inédito e contemporâneo, de forma a se posicionar, enriquecer e fazer parte de maneira significativa da história do choro, propondo novas formas de execução e interpretação da música instrumental brasileira.

No decorrer de sua trajetória, o grupo lançou seis CDs. O primeiro, “Atraente” (2000), foi o coroamento de cinco anos de trabalho, nos quais o grupo se apresentou em teatros, festas e centros culturais por todo o Brasil. No segundo CD, “Choronas Convida” (2004), o grupo reúne músicos de primeira grandeza e confirma sua trajetória de quase uma década, executando e promovendo a música brasileira.

Já no terceiro disco, “O Brasil toca Choro” (2008), registra obras inéditas de compositores e instrumentistas de várias regiões do Brasil, os quais o grupo teve a oportunidade de conhecer durante sua turnê em comemoração aos seus 10 anos de carreira, em 2005. O quarto CD, “Joaquim Antônio Callado”, foi gravado para acompanhar o songbook deste compositor, contemporâneo de Chiquinha Gonzaga, a convite da gravadora Choro Music.

Em 2018, o grupo lançou seu quinto CD, “Choronas Sampa”, apresentando um repertório de compositores paulistas em homenagem a São Paulo, cidade onde o grupo nasceu. E, em 2020, lançou o sexto da carreira, “Choronas 25+”, em comemoração aos seus 25 anos de trajetória.

Em junho de 2022, o grupo fez uma turnê pelo Leste Europeu, a convite da embaixada brasileira de Sófia, capital da Bulgária, para representar a música brasileira nas comemorações de 200 anos da Independência do Brasil. As Choronas se apresentaram nas cidades de Baku (Azerbaijão), Tbilisi (Geórgia), Sófia (Bulgária) e Belgrado (Sérvia).