CidadesIndaiatubasaúde

Em Indaiatuba mais de 157 mil pessoas estão com a vacinação contra Covid-19 incompleta

Mais de 10 mil pessoas não tomaram inclusive a 2ª dose da vacina

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba decidiu na manhã da última  quarta-feira (9), intensificar a campanha de vacinação contra Covid-19 no município devido ao número expressivo de pessoas que estão com uma ou mais doses da vacina em atraso. Ao todo 157.570 pessoas estão com a vacinação incompleta.

Com a chegada das festas de fim de ano e o aparecimento de uma nova variante da Covid-19 (BQ.1 da Ômicron), a Secretaria de Saúde resolveu comunicar a necessidade da população em completar o ciclo vacinal. 10.259 pessoas estão em falta com a 2ª dose, 43.817 com a 3ª e 157.570 já poderiam ter tomado também a 4ª dose. Mais de 200 mil vacinas deveriam ter sido aplicadas nessas mais de 157 mil pessoas (uma pessoa pode inclusive estar com uma ou mais doses em atraso).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante BQ.1, uma sublinhagem de BA.5, da Ômicron, carrega mutações em pontos importantes do vírus. Segundo apontamento, a nova cepa já foi detectada em 65 países, incluindo o Brasil, e apresenta uma prevalência de 9% dos casos totais atuais. Segundo cientistas, embora a nova variante ainda esteja em análise, a maneira mais eficiente de reduzir a transmissão e o impacto, seria com o reforço vacinal.

Em Indaiatuba a vacinação contra Covid-19 está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exceto feriados e aos sábados na Praça Dom Pedro, das 8h às 12h.

Foto: Arquivo/Comando Notícia