Esporte

Em jogo de dez gols, Ponte conquista a Copa Integração

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Sol de chuva. Chuva de gols. Teve de tudo no estádio do Primavera, Ítalo Mário Limongi, na manhã deste domingo (8). A tarde já começava quando a Ponte Preta teve a confirmação do título da Copa Integração 2017. Com uma vitória de 6 a 4 sobre o Santa Cruz, fez seis pontos nos dois jogos e ficou como troféu inédito. Veja todas as fotos do jogo abaixo.

Antes do início da partida, a Secretaria de Esportes da Prefeitura entregou medalhas para atletas que participaram dos jogos abertos. Houve uma cerimônia de premiação com a participação dos patrocinadores do torneio e presença do prefeito Nilson Gaspar (PMDB), do presidente da Câmara, Hélio Ribeiro (PSB), e do secretário de Esportes, Marquinhos.

futebol copa integração ponte preta18

Bola rolando

Desde o começo, o Santa Cruz ficou em cima da Ponte Preta. Precisando da vitória, o galo tricolor comandou as ações no jogo que começou com meia hora de atraso. Por uma brecha no regulamento, o Santa não precisaria saldar os gols levados no primeiro jogo. De acordo com dirigentes da Liga, uma das organizadoras da partida, se houvesse uma vitória do Santa, independentemente do placar e diferença de gols, o desempate seria pelos cartões levados nas duas finais. Não precisou, já que a Ponte venceu, mas mesmo se precisasse, o Santa tinha três cartões a mais.

Num cruzamento e falha da zaga do Santa, a Ponte abriu o placar aos 14 minutos com Murilo. No minuto seguinte, o árbitro marcou mão na bola dentro da área e pênalti para o tricolor. Lucas deslocou o goleiro e empatou a partida. Não demorou muito e William fez o segundo da Ponte, 2 a 1.

futebol copa integração ponte preta10

No início do segundo tempo, João Paulo recebeu um belo passe e tocou na saída do goleiro para ampliar para a Ponte, 3 a 1. Nos minutos seguintes, Rafael marcou o quarto gol.

Parecia que tudo estava acabado para o Santa Cruz – do técnico Serginho, aniversariante do dia. Mas os jogadores resolveram dar um presente para o treinador. Em jogada trabalhada, a bola bateu na trave e sobrou para Alysson fazer o segundo. Ainda dava tempo. E deu. Lucas bateu um escanteio perfeito e fez um gol olímpica, 4 a 3.

A torcida “galoucura” subiu o som no gigante da vila e o empate veio em seguida. Lucas fez o quarto gol e deu esperanças ao tricolor. Mas, assim como foi no primeiro jogo, o Santa foi com muita sede ao pote e acabou deixando a retaguarda aberta.

futebol copa integração ponte preta11
O Santa buscou um empate que parecia impossível, mas não resistiu ao ataque rápido da Ponte

No contra ataque, Everton fez o quinto gol da Ponte. O relógio marcava 43 minutos do segundo tempo. Era preciso que o Santa fizesse dois gols e que a Ponte tomasse pelo menos dois cartões. Mas antes que as contas fossem terminadas, Everton – que fez gol no primeiro jogo também, tratou de selar a vitória e o título da Ponte, 6 a 4.

Aí foi só esperar o apito final para a festa da torcida, jogadores, famílias e comissão técnica. O título coloca a Ponte à frente de outras 40 equipes da Liga e da Aifa que formaram a competição.

A partir do ano que vem, o futebol amador de campo de Indaiatuba terá duas divisões: séries A e B. Em 2019 começa a divisão de elite, com, no máximo, 16 times, de acordo com a Liga. Então, serão três divisões daqui a dois anos. com direito a disputa e rebaixamento e acesso.

A Copa Integração distribuiu R$ 10 mil em prêmios para o campeão, artilheiro e melhor goleiro.

A competição marcou a retomada de ações conjuntas da Aifa e da Liga depois de dez anos de separação e competições diferentes. A partir do ano que vem, futebol de campo amador na cidade é com a Liga e o futsal com a Aifa.

futebol copa integração ponte preta29
O time campeão, a Ponte Preta, comemorando com a família e amigos

Reconhecimento

Ao fim da partida, a torcida do Santa Cruz invadiu o gramado para abraçar o time. Os torcedores até chegaram a gritar “é campeão” e jogaram o aniversariante do dia, o técnico Serginho, para cima. A festa seguiu com a premiação das medalhas, do artilheiro – Lucas, troféu e muita batucada. O título não veio desta vez, mas o galo e a macaca tem encontro marcado na primeira divisão do amador do ano que vem.

futebol copa integração ponte preta28
Os técnicos, Carcará (vermelho) – da Ponte, e Serginho – do Santa, se abraçam após a partida, ainda em campo

Fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia