CidadesElias FaustoPolícia

Em minutos GCM, medica pediatra e enfermeiras salvam recém-nascido de seis dias engasgado em Elias Fausto

Uma bebê de apenas 6 dias de vida foi salva graças a rápida atuação da GCM, além dos esforços da  medica pediatra de plantão e as enfermeiras do Hospital Municipal de Elias Fausto (SP), após se engasgar com leite materno, na manhã desta terça-feira (16).
 
 
 
Tudo começou por volta de 09h30 quando uma viatura da GCM foi avisada via rádio para se deslocar com urgência ao bairro Chavesteim, por lá um recém-nascido teria se engasgado. No trajeto os guardas civis Rocha e Barrera encontraram o carro com a família. Então a equipe utilizaram os sinais sonoros e luminosos e se dirigiram em prioridade até o Hospital Municipal , uma vez que as informações repassadas pelos pais, a criança já estaria desacordada há certo tempo.
 
Na chegada na emergência do Pronto Socorro,  de  imediato o GCM Barrera, desceu da viatura, tomou o bebê dos braços da mãe e iniciou a Manobra de Heimlich. A equipe médica que já estava de prontidão aguardando a chegada da criança também participaram na reanimação.  Após a continuidade das manobras, conseguiram reanimar e desobstruir as vias áreas do recém-nascido que  voltou a respirar. O bebê foi encaminhado a unidade hospitalar e ficou em observação, sem correr risco de vida.
 
A “manobra de Heimlich” é uma técnica de primeiros socorros, utilizada em casos de emergência por obstrução de corpo estranho que esteja impedindo a respiração. É um procedimento simples que pode evitar mortes e minimizar sequelas.

Com informações: GCM de Elias Fausto