HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – Quando começou a planejar a viagem para a Europa, em janeiro deste ano, o funcionário público Hellyelthon Rhamos não imaginava a dor de cabeça que teria para emitir um novo passaporte. Ele deu entrada no documento no dia 5 de julho. Menos de uma semana antes, no dia 27 de junho, a Polícia Federal (PF) tinha suspendido a emissão do documento. Tudo voltou ao normal ao normal em 24 de julho, quando o governo liberou mais de R$ 102 milhões para a PF.
“Sou de São Paulo, mas o agendamento de lá só dava para outubro, uma data mais próxima da viagem. Aí comecei a pesquisar algumas cidades do interior para ver os prazos e Indaiatuba estava com uma agenda melhor”, conta ele, que viajará para Portugal, Espanha e Itália, onde já morou.
Rhamos não foi o único a pegar o documento. Desde que voltou a emitir passaportes, o posto PF de Indaiatuba – localizado no Polo Shopping -, já entregou 577 documentos, de acordo com a assessoria do órgão. A PF informou que no período de suspensão de emissão dos passaportes “foram represados cerca de 175 mil pedidos” em todo o país. Estes documentos represados agora serão processados por ordem cronológica.
“Por entender a importância da urgente normalização do serviço, a CMB vai trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir de segunda feira (24 de julho), arcando com custos extras para atender a todas as solicitações feitas pelos cidadãos nos postos da DPF durante os dias de suspensão”, informa, em nota. A normalização da emissão dos documentos deve levar até cinco semanas e ainda pode ser impactada pelo volume de novas solicitações.
O posto da PF de Indaiatuba fica no Polo Shopping, Alameda Filtros Mann, 670 – Jardim Tropical, e funciona das 10 às 17 horas. Telefone (19) 3835 9038.
Fotos: divulgação/arquivo pessoal