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Emeb Osório Germano, no Jardim S. Paulo em Indaiatuba, é a melhor escola do Estado de SP

Indaiatuba é a primeira no Estado de São Paulo e o segundo do Brasil com melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2017. Com o índice de 7,4, a rede municipal ultrapassou em 0,7 pontos a meta de 2017 e superou a meta estabelecida para 2021, que é de 7,1. A Rede Municipal de Ensino local também apresentou o mesmo índice da rede privada do Estado. O Ideb nacional das redes municipais foi 5,6 e o estadual foi 6,5.

Indaiatuba divide o primeiro lugar com Jaguariúna, que também obteve a nota 7,4, mas supera a vizinha da RMC (Região Metropolitana de Campinas) quando são consideradas as médias de desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A Emeb “Osório Germano e Silva Filho” é a primeira melhor escola do Estado com 9.0 no Ideb, e Emeb “Yolanda Steffen” se classificou como a décima quinta no ranking estadual. Todas as unidades escolares de Indaiatuba atingiram a meta prevista para 2017. Das 28 escolas municipais que participaram da Prova Brasil 2017, 22 já alcançaram ou ultrapassaram a meta prevista para 2021.

A Emeb “Doardo Borsari” ultrapassou em 2,2 pontos a meta prevista para 2017 e a Emeb “Leonel José Vitorino Ribeiro” foi a unidade que apresentou o melhor índice comparado a 2015, com crescimento 1,5 no Ideb. A Rede Municipal de Ensino é composta por 80 unidades escolares, sendo sete escolas de período integral, e quase 25 mil alunos.

Sobre o Ideb

O Ideb é um indicador de desempenho da educação básica divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), e relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes na Prova Brasil nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e a taxa de aprovação. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

Criado em 2007, o Ideb representa a iniciativa de reunir em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

Desde 2007 a Rede Municipal de Ensino tem atingido a meta para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O índice conquistado é o resultado de um grupo de ações integradas e planejadas que objetivam a qualidade educacional como: capacitações frequentes para professores, coordenadores e gestores; incentivo à participação das famílias; acompanhamento multissetorial ao aluno; identificação das escolas que exigem um acompanhamento maior da Secretaria para superar seus desafios; o investimento no apoio pedagógico paralelo aos alunos que demonstram defasagem de conteúdo ou dificuldade de aprendizagem; o investimento em tecnologia educacional para incrementar as aulas e a didática dos professores; a aquisição regular de inúmeros livros de literatura para servir o acervo bibliográfico das escolas e a construção de material didático próprio que privilegiaram as necessidades da Rede Municipal de Ensino.

Foto: Giuliano Miranda – RIC/PMI