CidadesNacionalTecnologia

Energia solar ganha espaço como solução para redução de custo com onda de calor

A energia solar ganha espaço como solução para a redução de custos com energia elétrica devido à onda de calor que atinge todo território brasileiro. O fenômeno climático está impactando os serviços do sistema elétrico e deve resultar em um aumento médio de 7,61% nas tarifas em 2024. De acordo com uma estimativa feita pela TR Soluções, empresa de tecnologia aplicada ao setor elétrico, por meio do Serviço para Estimativa de Tarifas de Energia (Sete), em algumas concessionárias o reajuste anual pode chegar a até 19,5%.

 

De acordo com cientistas do Observatório Europeu Copernicus, novembro de 2023 quebrou o 6º recorde consecutivo de calor em todo o planeta, o que teve como consequência um aumento de 15,5% do consumo de energia elétrica no Brasil, em comparação a 2022. Além disso, eventos extremos deixaram milhares de pessoas sem luz na região sudeste, o que reforça a posição da energia solar como uma alternativa eficaz para driblar altos custos e apagões.

 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), após ultrapassar a marca de 35 gigawatts (GW) de potência instalada, a fonte solar fotovoltaica equivale a 15,9% da matriz energética do Brasil, inserindo o país entre os dez maiores geradores de energia solar no mundo.

 

“Fechamos 2023 com mais de 13 mil projetos realizados, sendo que pouco mais de 8 mil foram residências. Conhecemos bem a necessidade e a importância de trabalhar essas reduções no orçamento familiar, e estamos orgulhosos de ter proporcionado a essas famílias a redução de energia e gás. Sem impactar em conforto, ou seja, para economizar não é necessário racionar, e sim produzir o que consome e ser autossustentável”, declara Anderson Oliveira, fundador da EcoPower.

 

Subsídios e financiamento 

 

Diante desse cenário, a EcoPower, rede de franquias de energia solar, lança a “Campanha Verão”, que tem como objetivo auxiliar o consumidor na redução dos custos com eletricidade e que oferece condições especiais para a contratação de sistema de energia solar. A iniciativa conta com redução na taxa de juros e carência de quatro meses para o pagamento da primeira parcela.

 

“Para nós também não é diferente: ao término do ano novo, nos deparamos com diversos compromissos financeiros e contas futuras, portanto, preferimos focar em pagar os itens emergenciais, como IPVA, IPTU, rematrícula, material escolar, e acabamos com isso comprometendo o orçamento familiar até o término do primeiro trimestre. É importante destacar que essa época de verão é a que mais consumimos energia. Pensando nisso, fizemos esta campanha com 120 dias, tempo suficiente para que o cliente compre e pague com a redução, já começando a usufruir das vantagens de ter sua própria energia. Quando começar a pagar, essa pessoa já acabou de pagar o parcelamento das contas de janeiro, evitando desencaixe financeiro. Além disso, o consumidor paga com a própria redução, com planos que chegam a 70% do valor que antes era pago à concessionária”, afirma Anderson Oliveira.

 

Durante o período da campanha, o consumidor final começa a pagar após quatro meses, ou seja, em maio e terá uma taxa de juros de 0.99% ao mês. Para a instalação de um kit de 3,6 kWp, por exemplo, o custo sai a partir de R$ 10.490,00, com opções de parcelamento de 24 parcelas sem juros ou em até 60x com taxa de 0,99% ao mês.

 

A “Campanha de Verão” também busca auxiliar as famílias e empresas a terem mais economia, por meio do alívio de despesas, como a conta de eletricidade e de gás, em um período de grandes gastos, que é o início do ano. Além disso, oferece a facilidade de pagamento e carência de 4 meses, visando a redução no orçamento.

 

A EcoPower, possui mais de 10 anos de experiência no segmento de energia solar, com mais de 40.000 projetos instalados, 310 franqueados ativos, atuação em 26 estados e Distrito Federal, além de mais de 200.000 metros quadrados de área construída e mais de 250 equipes de instalação.

 

“Nós temos como objetivo trabalhar a redução dos custos primários de uma residência, ou seja, aquele pelo qual é primordial para o bem estar de uma família em seu lar. Provamos o ano passado que é possível eliminar dois destes custos: Energia e Gás. Nossas ações sempre estarão voltadas a trazer mais soluções integradas, tendo o sol como fonte geradora do máximo possível de soluções no dia a dia. Dessa forma, o cliente pode no final do mês entender que não é quanto se ganha, mas sim quanto se gasta, possibilitando mais qualidade de vida e conforto aos seus familiares”, conclui Anderson.

Com informações: Vira Comunicação