CidadesIndaiatuba

Equipe do Centro de Reabilitação Animal passa por capacitação sobre técnicas anestésicas

Município realiza, em média, 400 cirurgias de castração gratuitas por mês

A equipe de veterinários do Centro de Reabilitação Animal (CRA) “Albino Narezzi”, da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, participou nesta semana de um curso de atualização em técnicas anestésicas para cães e gatos. A capacitação foi realizada segunda (24/7) e terça-feira (25/7) nas dependências do CRA. O objetivo é acompanhar as novidades no setor e melhorar ainda mais a qualidade do serviço.

Para o secretário da Pasta, Guilherme Magnusson, essa capacitação complementa os investimentos contínuos feitos pela Administração Municipal no serviço, visando sempre a melhoria na capacidade de acolhimento e o cuidado com os animais atendidos no local. “Nossos veterinários realizam cerca de 400 cirurgias gratuitas por mês e queremos atender sempre da melhor maneira possível, oferendo um serviço de excelência em um espaço adequado e com equipamentos modernos”, reforçou.

Segundo o diretor do CRA, o veterinário Adriano Mayoral, o centro cirúrgico conta com equipamentos de alta tecnologia como bisturi ultrassônico, monitores multiparamétricos, usados para o monitoramento das funções vitais dos animais durante o procedimento de castração e ventilador mecânico. Além disso, a equipe de veterinários utiliza técnicas e os medicamentos mais modernos em anestesia de cães e gatos.

O serviço utiliza duas salas cirúrgicas, sala para pós-operatório e uma sala para esterilização de equipamentos. No ano passado o CRA ganhou uma nova sala de paramentação ligada ao centro cirúrgico e mais oito canis e 16 novas baias individuais para cães e gatos nas áreas de pré e pós-operatório.

Para fazer o cadastro de castração de cães e gatos, as famílias precisam comparecer ao CRA com um documento de identidade e um comprovante de endereço e preencher e assinar a ficha de castração. O atendimento é destinado somente para animais de famílias moradoras de Indaiatuba, que não podem pagar pela cirurgia particular.

Além do agendamento no local, as entidades protetoras de animais parceiras da Prefeitura também fazem o cadastro de famílias interessadas e encaminham ao Centro para o agendamento do serviço.

Todos os animais que chegam ao CRA são castrados e microchipados, com base nas informações preenchidas no cadastro, sendo de responsabilidade a veracidade de dados passados, bem como por qualquer situação que venha a ocorrer com seu animal fora de sua residência, como abandono e agressões que ele venha a sofrer.

O CRA está localizado na rua Safira, 120, no Distrito Industrial Joia. O horário de funcionamento é das 8h às 16h e, para os cadastros, das 10h às 15h. A fila tem 60 a 90 dias de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3936-2782.

Foto:Leonardo Cruz RIC/PMI