CidadesIndaiatuba

Escola de tempo integral apresenta culminância de projeto sobre disciplinas eletivas

JOSEANE MIRANDA

A Escola Estadual Profa. Suely Maria Cação Ambiel Batista, conhecida como escola de tempo integral do Jardim Colonial, realizou o projeto Culminância no sábado (15). Foi um dia inteiro de festa onde os alunos puderam mostrar para a família, amigos e toda a comunidade os trabalhos realizados nas disciplinas eletivas.

A diretora da unidade, Eliane Bueno, falou ao Comando Notícia sobre a escola aberta que acontece uma vez a cada semestre. “A eletiva é uma disciplina. O aluno escolhe a partir de ofertas feitas pelos professores. Este semestre estamos trabalhando com 11 eletivas que é o número de classes que temos na escola”.

A diretora explica que os alunos escolhem as aulas eletivas após o projeto de acolhimentos realizado na primeira semana de aula de cada ano. No retorno das aulas em agosto os alunos mudam de projeto nas aulas eletivas.

“No começo do ano nós recebemos os alunos novos na semana de acolhimento. Os alunos falam sobre seus sonhos e deixam no varal os seus sonhos e projetos. Então, em cima disso os professores vão pensando alguns projetos onde case as disciplinas da base nacional comum que são Língua Portuguesa, matemática, física, química, história, biologia”. Cada aula eletiva é ministrada por dois professores.

Nas aulas eletivas o conteúdo sempre será aliado às disciplinas da base Nacional Comum a um projeto. “O objetivo das aulas eletivas é fazer com que o aluno se envolva com esses temas e aprimore o trabalho dentro da sala de aula. Aprenda matemática, português e física e outras matérias de uma maneira diversificada”, continua a diretora.

O aluno Ian Gabriel Santos foi um dos alunos que apresentou o projeto na Culminância do ultimo sábado. “Meu projeto de eletiva era de jogos pedagógicos. O professor usava diversos jogos pedagógicos para auxiliar nas outras disciplinas da base nacional comum. Trabalhamos, por exemplo, os jogos quadrado mágico, ziguezague, batalha naval circular, caça palavras e também palavras cruzadas”, fala.

Sobre o dia apresentação dos projetos à comunidade o aluno disse que “foi interessante participar, pois são atividades diferentes que podiam ser aplicadas no dia a dia como atividade extra para qualquer pessoa”. Ian Gabriel Miranda Santos.

Durante o semestre a escola trabalha também com palestras de profissionais em diferentes áreas para que os alunos possam interagir e ter um contato com a carreira que desejam seguir. No final de cada semestre a escola também faz um levantamento de temas de interesse para as disciplinas eletivas que eles gostariam de estudar.

fotos: Joseane Miranda/Comando Notícia