CidadeseducaçãoIndaiatuba

Escola municipal é premiada na II Mostra Nacional para a Mobilidade Consciente no Trânsito Mobi Educa – 2022

Iniciativa é realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e Secretaria Nacional de Trânsito

A Rede Municipal de Educação de Indaiatuba conquista reconhecimento entre 60 municípios e 300 mil alunos do Brasil. O destaque chega com a premiação na II Mostra Nacional para a Mobilidade Consciente no Trânsito Mobi Educa – 2022 com a temática “Juntos Salvamos Vida”. A iniciativa é realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com o objetivo de divulgar as boas práticas de educação no trânsito desenvolvidas entre as cidades participantes do Programa Social Educa.

A Emeb Profº Antonio Luiz Balaminuti concorreu na categoria desenho e a aluna Rafaella Squio Dias e a professora Leallis Justino da Silva Freitas foram premiadas com um tablet para cada uma. Já os alunos Carlos Eduardo dos Santos, Laura Alessandra Ferreira Cardozo e a professora Gabriela Moreira Mendonça foram contemplados com medalhas.

O prefeito Nilson Gaspar ressaltou a importância da educação de trânsito para as crianças. “Para construir uma cultura de harmonia e respeito no trânsito é preciso ensinar as boas práticas desde a infância. Essas crianças que estão aprendendo hoje, serão melhores motoristas que nós amanhã”, concluiu Gaspar.

O coordenador do Observatório Nacional de Segurança Viária reforça o trabalho educativo realizado pela instituição sem fins lucrativos. “Essas homenagens são um orgulho para nós. O reconhecimento às escolas e professores que trabalharam bem a temática de educação no trânsito é muito importante, pois o bom exemplo possibilita que outras escolas do país participem da iniciativa e assim conseguimos atingir nossa missão, que é um trânsito cada dia mais seguro”, explicou Marcius D´Ávila.

O secretário de Educação de Indaiatuba parabenizou os envolvidos no projeto. “Quero parabenizar a Prefeitura de Indaiatuba por abraçar a causa da educação no trânsito; o Observatório pela parceria tão importante; os professores, alunos e gestão escolar, que levaram tão a sério o projeto e hoje estão recebendo esta justa homenagem e premiação. Com certeza a educação é o único caminho para construir uma sociedade mais consciente.

II Mostra Nacional Mobi Educa

A II Mostra Nacional Mobi Educa contou com seis categorias de trabalho para alunos: desenho, dissertação; fotografia com descrição; paródia; poesia; e produção livre de vídeo e duas, para os educadores: produção de vídeo e projeto pedagógico. As produções foram avaliadas por oito comissões, com três avaliadores especialistas que escolheram as melhores produções.

O Programa tem como objetivo ensinar os estudantes das escolas de ensino fundamental do 1º ao 9º ano sobre educação no trânsito, como o comportamento adequado nas vias públicas, as BRs da região, faixa de pedestre, significado das placas de trânsito, entre outros. É desenvolvido através de uma parceria entre o Observatório, a Semed e a Setrans e conta com o apoio de material didático próprio e práticas lúdicas sobre o tema de acordo com a realidade local dos estudantes que participam do Programa Educa. 

Foto: Divulgação