CidadeseducaçãoIndaiatuba

Escolas da rede municipal participam do Projeto Música e Reciclagem com a Orquestra de Sucata

Iniciativa é realizada pela Toyota do Brasil e aprovado pelo Ministério da Cultura

A Rede Municipal de Indaiatuba está participando com oito unidades escolares do Projeto Música e Reciclagem com a Orquestra de Sucata, incentivado pela Toyota do Brasil e aprovado pelo Ministério da Cultura. A Orquestra realizará oficinas musicais que serão ministradas com instrumentos feitos de sucata e materiais recicláveis. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância da responsabilidade ambiental e da sustentabilidade.

No município de Indaiatuba o projeto irá beneficiar diretamente 800 alunos com oficinas e mais de 10 mil crianças e jovens com espetáculos musicais durante os meses de abril, maio, junho e julho. Os espetáculos culturais direcionados ao município acontecerão na quadra das unidades e serão apreciados pela comunidade escolar. As Emebs participantes são: Maria Benedicta Guimarães, Maria Albertina Bannwart Berdú, Prof. Luiz Carlos Batista de Moura, Leonel José Vitorino Ribeiro, Wellington Lombardi Soares, Maria José Ambiel Marachini, Laura Fahl Corrêa e Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro.

Reciclagem e sustentabilidade em ação

A Orquestra de Sucata é uma iniciativa que desde 2015 une música e reciclagem, envolvendo crianças e jovens em uma atmosfera cultural em que busca refletir sobre as temáticas da reciclagem e da sustentabilidade. Com seus instrumentos alternativos, a Orquestra desenvolve músicas autorais cantadas e instrumentais, trazendo em suas melodias a importância da preservação do meio ambiente e do consumo consciente.

Os municípios de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), Porto Feliz (SP) Sorocaba (SP) e, Guaíba (RS), serão contemplados pelo Projeto Música e Reciclagem da Orquestra de Sucata, sendo patrocinado pela Toyota do Brasil e apresentado pelo Ministério da Cultura.

As oficinas têm como propósito destacar, através da música, a importância do cuidado com o meio ambiente, pois focam na reutilização de materiais que podem facilmente ser encontrados no dia a dia, para a construção de instrumentos musicais alternativos. A iniciativa, que passará por diversos municípios, beneficiará ao total mais de 5 mil crianças e jovens que poderão ter a oportunidade de fazer oficinas de percussão, criando instrumentos feitos com sucata e materiais recicláveis.

Espetáculos Culturais

A Orquestra de Sucata irá realizar ao total 120 espetáculos didáticos e interativos patrocinados pela Toyota através da Lei de Incentivo à Cultura, nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2023. Ao promover as temáticas da reciclagem e da sustentabilidade, a Orquestra irá levar música, cultura e educação para mais de 60 mil alunos dos municípios de Indaiatuba/SP, São Bernardo do Campo, Porto Feliz/SP, Sorocaba/SP e Guaíba/RS. Ao total serão mais de 60 escolas e instituições beneficiadas com as apresentações didáticas e interativas realizadas pela Orquestra.

Os espetáculos têm o propósito de destacar, através da música, a importância do cuidado com o meio ambiente, e oferece uma estrutura completa com sonorização, iluminação, fotografia e filmagem, além de fomentar a inclusão social por meio da acessibilidade com uma intérprete de Libras em todas as apresentações.

Sobre a Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil está presente no País há 65 anos. Possui quatro unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6 mil pessoas. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todos (Happiness for All) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI