O governo de São Paulo confirmou, na sexta-feira (13), que São Paulo vai intensificar as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Em acordo com o Ministério da Saúde, ficou definido que haverá interrupção gradual das aulas na rede estadual de ensino a partir de segunda (16), o adiamento de eventos públicos ou privados que reúnam 500 ou mais pessoas e a suspensão por 60 dias das férias de funcionários da rede estadual da Saúde.
As escolas municipais continuarão com aulas normais. O Comando Notícia perguntou à Prefeitura na quinta-feira (12) se haveria alguma mudança nas aulas ou orientações especiais aos funcionários da educação. Mas o questionamento não teve resposta.
Voltando às escolas estaduais. “Nós não faremos uma interrupção das aulas de qualquer maneira. Tem que ter um planejamento com as famílias. Não adianta parar as aulas e as crianças ficarem com avô e avó que é o público que mais temos que nos preocupar”, disse o secretário da Educação do estado, Rossieli Soares.
Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, disse que participou de todas as reuniões com as autoridades do estado para decidir as medidas de prevenção ao contágio de coronavírus em ambiente escolar.
“Temos escolas em período integral. Simplesmente falar para os pais que iremos suspender as aulas isso afetaria demais a vida dessas famílias. Vamos adotar o que o secretário de educação anunciou nesta sexta-feira. Acredito que em duas semanas estaremos com as aulas suspensas nas escolas particulares”, disse Ribeiro.
No estado, cerca de 2,3 milhões de alunos estão matriculados em escolas particulares e mais de 600 mil professores. “O vírus é muito violento, muito rápido. O pico de contágio do coronavírus pode ocorrer em duas semanas, nós vivemos num país tropical e pode ser tudo diferente aqui diante do que ocorreu nos outros países.”
A cidade de São Paulo tem 4,5 mil escolas particulares e o estado de São Paulo tem 10 mil escolas. “É uma situação inusitada para todos nós. A transmissão comunitária chama a atenção para evitar que isso se espalhe sem controle.”
Oficialmente, o estado tem 56 casos de coronavírus confirmados até esta sexta-feira (13).
foto: divulgação