Não dá para falar dos anos 1980 no Brasil sem lembrar do Ford Escort, que neste mês completa 35 anos. Lançado em julho de 1983, o modelo virou um ícone da década. No sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), constam 393.487 registros do Escort no Estado; destes, 90 têm a placa preta, destinada a colecionadores.
O Escort chegou ao mercado brasileiro após fazer sucesso na Europa. A versão nacional mais em conta era a CHT E-Max 1.3, que custava Cr$ 4.019.324,00 (Isso mesmo! Mais de 4 milhões; em valores atualizados pelo IPC-Fipe, isso dá hoje mais ou menos R$ 40 mil). A GL 1.6 era a mais sofisticada: Cr$ 5.122.052,00 (cerca de R$ 51 mil, pelo IPC-Fipe).
AS CIDADES COM MAIS REGISTROS
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1
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São Paulo
|
122.862
|
31
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Itaquaquecetuba
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1.799
|
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2
|
Campinas
|
11.938
|
32
|
São Carlos
|
1.772
|
|
3
|
Santo André
|
10.671
|
33
|
Hortolândia
|
1.720
|
|
4
|
São Bernardo do Campo
|
10.162
|
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Araraquara
|
1.720
|
|
5
|
Guarulhos
|
9.778
|
35
|
Presidente Prudente
|
1.703
|
|
6
|
Ribeirão Preto
|
8.087
|
36
|
Rio Claro
|
1.702
|
|
7
|
São José dos Campos
|
7.551
|
37
|
Catanduva
|
1.622
|
|
8
|
Sorocaba
|
6.768
|
38
|
Salto
|
1.582
|
|
9
|
Osasco
|
5.408
|
39
|
Barueri
|
1.526
|
|
10
|
Bauru
|
5.219
|
40
|
Itu
|
1.510
|
|
11
|
Franca
|
5.091
|
41
|
Bragança Paulista
|
1.480
|
|
12
|
Taubaté
|
4.771
|
42
|
Araçatuba
|
1.474
|
|
13
|
Jundiaí
|
4.159
|
43
|
Jaú
|
1.391
|
|
14
|
Mauá
|
3.940
|
44
|
Cotia
|
1.388
|
|
15
|
Limeira
|
3.662
|
45
|
Taboão da Serra
|
1.361
|
|
16
|
Mogi das Cruzes
|
3.634
|
46
|
Praia Grande
|
1.344
|
|
17
|
Piracicaba
|
3.521
|
47
|
Atibaia
|
1.324
|
|
18
|
Diadema
|
3.098
|
48
|
Botucatu
|
1.262
|
|
19
|
Jacareí
|
2.847
|
49
|
Itapevi
|
1.250
|
|
20
|
São José do Rio Preto
|
2.732
|
50
|
Mogi-Guaçu
|
1.223
|
|
21
|
Carapicuíba
|
2.496
|
51
|
Ribeirão Pires
|
1.198
|
|
22
|
Santos
|
2.230
|
52
|
Sertãozinho
|
1.181
|
|
23
|
Suzano
|
2.115
|
53
|
Araras
|
1.167
|
|
24
|
Sumaré
|
2.062
|
54
|
Votorantim
|
1.154
|
|
25
|
São Caetano do Sul
|
2.034
|
55
|
Itapetininga
|
1.144
|
|
26
|
Indaiatuba
|
2.019
|
56
|
Tatuí
|
1.127
|
|
27
|
Americana
|
1.931
|
57
|
Embu das Artes
|
1.095
|
|
28
|
Pindamonhangaba
|
1.895
|
58
|
Valinhos
|
1.076
|
|
29
|
Marília
|
1.842
|
59
|
Várzea Paulista
|
1.054
|
|
30
|
Santa Bárbara do Oeste
|
1.831
|
60
|
Pirassununga
|
1.039
|
Pouco depois, em outubro de 1983, foi lançado o modelo XR3. Segundo anunciava a Ford na época, era o mais sofisticado esportivo fabricado até então no Brasil. Tinha relógio digital de múltiplas funções, bloqueio elétrico das portas, vidros acionados por comando elétrico, retrovisores elétricos e teto solar, além de um motor com modificações para realçar a esportividade. Custava Cr$ 7.075.000,00 (aproximadamente R$ 58 mil).
Mas foi apenas em abril de 1985 que o XR3, já um grande sucesso, trouxe um detalhe que o tornou inesquecível para muitos: ganhou uma versão conversível. Na época, era o único veículo nacional a sair sem capota de fábrica. Custava bem mais que o XR3 normal: cerca de Cr$ 72.000.000,00 (R$ 114 mil, em valores corrigidos pelo IPC-Fipe).
Depois de promover reestilizações do Escort na década de 1990, a Ford descontinuou o modelo em 2003. O número restrito de exemplares com placa preta se explica por uma das exigências: além de manter boa parte das características originais de fabricação, é preciso que o carro tenha ao menos 30 anos.
ONDE ESTÃO OS “PLACAS PRETAS”
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São Paulo
|
39
|
|
São Bernardo do Campo
|
6
|
|
Guarulhos
|
5
|
|
Santana de Parnaíba
|
4
|
|
Campinas
|
3
|
|
Indaiatuba
|
3
|
|
Jundiaí
|
3
|
|
Mogi das Cruzes
|
3
|
|
Santo André
|
3
|
|
São José do Rio Preto
|
3
|
|
Salto
|
2
|
|
São Caetano do Sul
|
2
|
|
Taboão da Serra
|
2
|
|
Catanduva
|
1
|
|
Cesário Lange
|
1
|
|
Cruzeiro
|
1
|
|
Cunha
|
1
|
|
Itu
|
1
|
|
Jacareí
|
1
|
|
Piracicaba
|
1
|
|
Porto Feliz
|
1
|
|
Santos
|
1
|
|
São José dos Campos
|
1
|
|
Sumaré
|
1
|
|
Valinhos
|
1
|
|
Total
|
90
|
foto: divulgação