Indaiatuba

Escort completa 35 anos; Indaiatuba é a 26º em registros e a 5ª em “placas pretas”

Não dá para falar dos anos 1980 no Brasil sem lembrar do Ford Escort, que neste mês completa 35 anos. Lançado em julho de 1983, o modelo virou um ícone da década. No sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), constam 393.487 registros do Escort no Estado; destes, 90 têm a placa preta, destinada a colecionadores.

O Escort chegou ao mercado brasileiro após fazer sucesso na Europa. A versão nacional mais em conta era a CHT E-Max 1.3, que custava Cr$ 4.019.324,00 (Isso mesmo! Mais de 4 milhões; em valores atualizados pelo IPC-Fipe, isso dá hoje mais ou menos R$ 40 mil). A GL 1.6 era a mais sofisticada: Cr$ 5.122.052,00 (cerca de R$ 51 mil, pelo IPC-Fipe).

AS CIDADES COM MAIS REGISTROS
1
São Paulo
122.862
31
 Itaquaquecetuba
1.799
2
Campinas
11.938
32
 São Carlos
1.772
3
Santo André
10.671
33
 Hortolândia
1.720
4
São Bernardo do Campo
10.162
 
 Araraquara
1.720
5
Guarulhos
9.778
35
 Presidente Prudente
1.703
6
Ribeirão Preto
8.087
36
 Rio Claro
1.702
7
São José dos Campos
7.551
37
 Catanduva
1.622
8
Sorocaba
6.768
38
 Salto
1.582
9
Osasco
5.408
39
 Barueri
1.526
10
Bauru
5.219
40
 Itu
1.510
11
Franca
5.091
41
 Bragança Paulista
1.480
12
Taubaté
4.771
42
 Araçatuba
1.474
13
Jundiaí
4.159
43
 Jaú
1.391
14
Mauá
3.940
44
 Cotia
1.388
15
Limeira
3.662
45
 Taboão da Serra
1.361
16
Mogi das Cruzes
3.634
46
 Praia Grande
1.344
17
Piracicaba
3.521
47
 Atibaia
1.324
18
Diadema
3.098
48
 Botucatu
1.262
19
Jacareí
2.847
49
 Itapevi
1.250
20
São José do Rio Preto
2.732
50
 Mogi-Guaçu
1.223
21
Carapicuíba
2.496
51
 Ribeirão Pires
1.198
22
Santos
2.230
52
 Sertãozinho
1.181
23
Suzano
2.115
53
 Araras
1.167
24
Sumaré
2.062
54
 Votorantim
1.154
25
São Caetano do Sul
2.034
55
 Itapetininga
1.144
26
Indaiatuba
2.019
56
 Tatuí
1.127
27
Americana
1.931
57
 Embu das Artes
1.095
28
Pindamonhangaba
1.895
58
 Valinhos
1.076
29
Marília
1.842
59
 Várzea Paulista
1.054
30
Santa Bárbara do Oeste
1.831
60
 Pirassununga
1.039

Pouco depois, em outubro de 1983, foi lançado o modelo XR3. Segundo anunciava a Ford na época, era o mais sofisticado esportivo fabricado até então no Brasil. Tinha relógio digital de múltiplas funções, bloqueio elétrico das portas, vidros acionados por comando elétrico, retrovisores elétricos e teto solar, além de um motor com modificações para realçar a esportividade. Custava Cr$ 7.075.000,00 (aproximadamente R$ 58 mil).

Mas foi apenas em abril de 1985 que o XR3, já um grande sucesso, trouxe um detalhe que o tornou inesquecível para muitos: ganhou uma versão conversível. Na época, era o único veículo nacional a sair sem capota de fábrica. Custava bem mais que o XR3 normal: cerca de Cr$ 72.000.000,00 (R$ 114 mil, em valores corrigidos pelo IPC-Fipe).

Depois de promover reestilizações do Escort na década de 1990, a Ford descontinuou o modelo em 2003. O número restrito de exemplares com placa preta se explica por uma das exigências: além de manter boa parte das características originais de fabricação, é preciso que o carro tenha ao menos 30 anos.

ONDE ESTÃO OS “PLACAS PRETAS”
 São Paulo
39
 São Bernardo do Campo
6
 Guarulhos
5
 Santana de Parnaíba
4
 Campinas
3
 Indaiatuba
3
 Jundiaí
3
 Mogi das Cruzes
3
 Santo André
3
 São José do Rio Preto
3
 Salto
2
 São Caetano do Sul
2
 Taboão da Serra
2
 Catanduva
1
 Cesário Lange
1
 Cruzeiro
1
 Cunha
1
 Itu
1
 Jacareí
1
 Piracicaba
1
 Porto Feliz
1
 Santos
1
 São José dos Campos
1
 Sumaré
1
 Valinhos
1
 Total
90

foto: divulgação