CidadesIndaiatuba

Especial emprego: como se comportar e o que não fazer na entrevista

MAYARA PIPERNO*

Chegou a hora da entrevista. Para muitos candidatos, eis o momento mais temido dentro de um processo seletivo. As dúvidas são muitas e passam por com que roupa ir, o que pode ou não falar, por exemplo. E se durante a entrevista bater o desespero e o candidato achar que está falando tudo errado. Paulo Henrique Pires, diretor do Pat Indaiatuba, dá algumas dicas para saber como se comportar diante do entrevistador.

“Quando nós vamos para uma entrevista de emprego, normalmente as pessoas dizem que precisamos estar bem arrumados. Bem arrumado não significa uma roupa nova. Bem arrumado significa uma roupa limpa, que não esteja muito amassada, que você esteja com uma aparência boa. Para os homens, um cabelo bem acertado, a unha cortada, a barba feita, ou se tiver barba, uma barba bem aparada, dependendo da vaga uma calça jeans, uma camiseta polo e, de repente, até um sapa-tênis seja interessante”, afirma. Ouça abaixo as dicas.

Para as mulheres é aquela tal coisa. Tem que ser sempre, se possível, de cabelo amarrado. Se estiver solto, que esteja bem certinho. As cores das unhas normalmente não pode muito fortes, se possível mais neutro. Nada de decote, nada de brincos grandes, nada que atrapalhe na hora da entrevista e que chame a atenção mais do que você como profissional. Sempre tem que ter cuidado em relação às roupas curtas, blusa curta, saia curta, calça curta. Nada de excesso de maquiagem”, afirma. “Em relação a tatuagem, cada empresa tem um perfil em relação a isso, mas se você tiver uma tatuagem que é muito grande, que você possa cobrir, é sempre bom. Se perguntar, seja honesto.”

Apesar de ser o momento em que mais se fica nervoso, este é o mais decisivo, e vai dizer se você se encaixa ou não para aquela empresa. Então, com estas dicas você sabe como deve ir à entrevista e que deve sempre falar a verdade. Depois disso é só aguardar o resultado.

*matéria produzida especialmente para o Jornal das 11, da Rádio Jornal

foto: divulgação