CidadesIndaiatubaJundiaíSorocaba

Especialista dá dicas para organizar a casa durante o período de isolamento

Em tempos de pandemia e de isolamento social, bem como de aulas remotas e home-office, a maior parte da população está reclusa em casa. Para quem gosta da casa bem arrumada e nunca teve tempo para organizar tudo, a quarentena pode ser uma excelente oportunidade. Mas, por onde começar?

A docente Eliana Pace, da área de eventos e lazer do Senac de Sorocaba (SP), explicou como é importante enfatizar a diferença entre arrumação e organização.

“Arrumação qualquer um faz. É simplesmente juntar e guardar. A organização, por sua vez, possui técnicas específicas para cada item, seguindo uma lógica”, afirmou.

Ela cita, como exemplo, uma caixa de bijuterias. “As peças guardadas todas juntas em uma mesma caixa estão arrumadas. Outra coisa, bem diferente, são as mesmas bijuterias organizadas, separadas por tipo de acabamento, por tipo de material, por cor. Isso facilita muito na hora de escolher o acessório”, observa.

Especialista dá dicas para organizar a casa durante o período de isolamento — Foto: Divulgação/Senac Sorocaba

Segundo Eliana, a organização une inteligência e praticidade, serve para facilitar a rotina, economizar tempo e agilizar a realização de outras tarefas. Além disso, ela também mencionou outros benefícios, como maior facilidade para limpar a casa e o uso mais racional e eficiente dos itens e do espaço.

“Não se esqueça também de motivar toda a família para participar. Inclusive, engajar as crianças neste processo de organização, o exemplo é tudo. Por isso, os adultos devem ser exemplos para que as crianças possam imitar e se inspirar”.

Abaixo, Eliana deixou algumas algumas dicas de como aproveitar o período de isolamento para colocar a casa em ordem.

Quatro regras básicas

  • Guarde somente o que te traz alegria.
  • Doe ou venda o que você não usa. Abra espaço para o novo.
  • Faça toda a arrumação de uma vez. Fazendo aos poucos, corre-se o risco de desistir.
  • Organize por categoria, não por localização. Comece pelas coisas mais fáceis, como as roupas, e deixe as de valor sentimental por último.Especialista dá dicas para manter a casa organizada durante a pandemia — Foto: Divulgação/Senac Sorocaba
  • Como organizar armários de mantimentos ou despensa

Observe a data de validade dos alimentos e sempre coloque na frente o alimento que vencerá primeiro. Além de evitar o desperdício, com os armários organizados ficará bem mais fácil identificar os itens que estão faltando e que devem ser incluídos na próxima lista de compras.

  • Como organizar armários de roupas de cama, mesa e banho

Guarde juntos os lençóis de baixo, lençóis de cima e fronhas. Isso evita que você perca tempo procurando a fronha que combina com o lençol e também o desgaste desigual do conjunto. Uma dica para guardar as toalhas de banho, principalmente quando o espaço é muito pequeno, é utilizar a estratégia do formato “rolinho”.

  • Evite presença de traças

Coloque em seu armário um saquinho de pano, de preferência tule ou organza, recheado com cravos. Deixe no fundo das gavetas ou pendurado no meio dos cabides. A troca deverá ser anual para manter as indesejadas traças longe.

  • Troca de estação

Lave os edredons e cobertores. Deixe secar bem e jamais guarde quente em local fechado. Pode haver condensação do vapor e propiciar bolor e mal cheiro. Procure guardar, de preferência, em caixas organizadoras. Além de práticas, elas mantêm tudo limpo e livre de poeiras.

Existe também o saco de embalagem, do tipo ”vácuo bag”, que otimiza muito o espaço. Onde normalmente caberia apenas um edredom, podem ser guardadas de três a quatro unidades. Estes tipos de embalagem podem ser encontrados em hipermercados e lojas de departamentos.

  • Travesseiros

Sempre que adquirir um travesseiro novo, coloque a data da compra e o nome de quem o usa. Segundo alergologistas, eles devem ser trocados a cada dois anos. Os travesseiros são um perigo para quem tem alergia.

Travesseiros podem ser a morada de diversos microrganismos, como ácaros, que causam ou agravam os problemas de saúde. Depois de um tempo, 30% do peso do produto, independentemente do seu estado, é composto por excrementos e restos de ácaros.

com informações G1 Sorocaba e Jundiaí

Foto: Divulgação/Senac Sorocaba