– Evite compras por impulso. Gastos sem planejamento podem prejudicar o seu orçamento. Uma dica para mudar esse comportamento é se fazer três perguntinhas antes de comprar:
1. Preciso mesmo desse produto ou serviço?
2. Esse gasto pode comprometer meu orçamento?
3. Ele faz parte de alguma das minhas metas?
– Use listas, tabelas e aplicativos para controlar as entradas e saídas de dinheiro. Além de auxiliar no planejamento, elas ajudam a identificar com mais facilidade onde é possível cortar gastos, quando tiver necessidade.
– Monte um planejamento para as despesas específicas de dezembro. Durante as festas de fim de ano, é comum termos mais despesas, com as ceias de natal e ano novo, viagens de férias e presentes. Mas lembre-se, a tendência é que os produtos e serviços estejam ainda mais caros nos meses de novembro e dezembro e, por isso, é importante fazer um planejamento antes de sair às compras e viajar. Experimente nosso aplicativo de gestão financeira, o Jimbo.
– Aproveite a renda extra de novembro e dezembro e prepare-se para o aumento dos gastos característicos do começo do ano.
– Veja quanto é possível economizar por mês de acordo com seu fluxo de caixa, para conquistar sonhos e atingir metas. Estipule um prazo para realizar seus objetivos e não deixe de guardar recursos para isso. É possível encontrar, na internet, opções gratuitas de ferramentas que podem ajudar nesse processo. É o caso do Simulador de Sonhos, disponível no portal Meu Bolso em Dia.